Recentemente eu escrevi aqui no Ignição Digital sobre a ISO 9000, e hoje você conhecerá uma de suas diretrizes, a ISO 9001. Um Sistema de Gestão de Qualidade com foco no cliente, adotado em centenas de países e implementado por milhares de empresas.
Conheça o sistema que aumenta a sua produtividade e maximiza os resultados do seu negócio!
Função da ISO 9001
A ISO 9001 é uma ramificação do Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9000. Basicamente, sua função é fornecer meios e caminhos para as empresas identificarem as necessidades dos clientes e atendê-los de forma excelente, melhorando o ciclo constantemente.
Através da ISO 9001 a empresa consegue gerenciar necessidades e expectativas dos clientes em busca da satisfação máxima. Esse gerenciamento passa por todos os níveis do plano empresarial: estratégico, tático e operacional.
O mais bacana é que a ISO 9001 pode ser aplicada em qualquer tipo de empresa, seja em consultorias de marketing esportivo, pizzarias ou oficinas de moto. Inclusive, por ser um conceito adotado mundialmente, pizzarias do Brasil, China ou Dubai podem utilizar o mesmo procedimento, levando em consideração seus públicos, concorrentes e mercados.
Como funciona a ISO 9001
Em sua empresa, você costuma pedir feedbacks de clientes para melhorar os seus processos, produtos e serviços? Caso sim, você já está aplicando a ISO 9001 de maneira indireta em seu negócio!
A ISO 9001 se resume ao seguinte ciclo:
1: Clientes têm necessidades, expectativas, individualidades e preferências.
2: Necessidades e clientes formam os mercados.
3: Empresas nascem para suprir da melhor maneira possível as necessidades dos clientes e gerar lucros.
4: ISO 9001 maximiza o processo e permite a sua empresa suprir além das necessidades, as expectativas, individualidades e preferências.
O conjunto de normas do sistema de gestão de qualidade estabelece que você avalie a satisfação dos clientes perante a sua empresa, seja como um todo ou em relação a serviços específicos.
No exemplo das pizzarias, os clientes podem adorar os seus sabores e odiar a carta de vinhos. Ou ainda gostar do atendimento mas detestar a localização.
Sendo assim, você precisa de feedbacks constantes para mensurar, analisar e melhorar a sua empresa de acordo com as normas da ISO 9001.
Porque você deve investir em ISO 9001
Mesmo que você receba feedbacks dos clientes e melhore os processos de sua empresa, sem a ISO 9001 sua gestão é arcaica. Por isso, conheça os benefícios de investir nessa gestão:
– Oportunidade para sua empresa se tornar uma forte concorrente no mercado;
– Maximiza de maneira eficiente o trabalho, economizando tempo, dinheiro e recursos, sem deixar de atender com qualidade os clientes;
– Melhora as estratégias e desempenho operacional;
– Diminui erros e aumenta lucros;
– Aumento na retenção e fidelização de clientes;
– Amplia as oportunidades de negócios.
Entendeu o significado e as vantagens de aplicar a ISO 9001 em seu negócio? A dica é procurar uma consultoria de qualidade e melhorar ainda mais sua relação com o cliente.
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