O sistema de gestão ISO 14000 difere-se muito de suas companheiras ISO 9000 e ISO 9001, pois sua missão é por uma causa muito mais nobre e generosa: a gestão ambiental. Aprenda aqui como sua empresa pode salvar a natureza!
A sigla ISO significa Internacional Organization for Standardization, sendo assim, sua ordem está incorreta, pois o certo é IOS. Errado, pois a sigla deriva da palavra isos, que significa igual.
Tudo a ver com o propósito da organização, que normatiza gestões em escala global, criando sistemas iguais e eficientes. Porém, o ISO 14000 é diferente, pois seu foco é a gestão ambiental, causa debatida e tratada por líderes mundiais a muitos anos.
Que tal fazer sua parte conhecendo o ISO 14000 e implantando o sistema em sua empresa?
História do ISO 14000
Você já ouviu falar das empresas com selos verdes? Esse selo certifica que uma empresa é amiga da natureza, devido as suas práticas para restaurar a degradação do meio ambiente. Esses selos surgiram na Europa nas décadas de 70 e 80, mas foi nos anos 90 que os líderes mundiais começaram a discutir uma regulamentação técnica em relação ao meio ambiente.
Em 1993, líderes de 30 países começaram a elaborar várias normas, que em 1996 foram publicadas através da ISO 14001.
Conjunto ISO 14000
Assim como outras normas ISO, a 14000 é constituída por um conjunto que trata assuntos específicos em relação a gestão ambiental. Conheça abaixo algumas delas e para que serve cada uma:
- ISO 14001: É a certificação em relação ao Sistema de Gestão Ambiental, com foco na proteção do meio ambiente e prevenção da poluição;
- ISO 14004: É o suporte ao Sistema de Gestão Ambiental dentro da empresa;
- ISO 14031: São as normas em relação ao Desempenho Ambiental;
- ISO 14020: É o conjunto de normas de Rotulagem Ambiental;
- ISO 14040: É a ISO que analisa o Ciclo de Vida;
- Guia ISO 64: Normas sobre os aspectos ambientais dos produtos, com o objetivo de avaliar se eles são mais ou menos agressivos ao meio ambiente.
Vantagens ISO 14000
Ao implementar a ISO 14000 em sua empresa você ajuda a natureza e recebe diversos benefícios como:
- Melhoria na imagem pública;
- Redução de custos em relação ao corte de despesas com matérias primas e descarte de resíduos;
- Poder de negociação global, pois cumpre normas técnicas reconhecidas em todo o mundo;
- Valor percebido agregado para os clientes, B2B e B2C.
Entendeu para que serve a ISO 14000? Implemente em sua empresa e colha os frutos ao cuidar da natureza. Aproveite e receba a newsletter do Ignição gratuitamente cadastrando o seu e-mail no campo destacado.