A pesquisa de marketing é um dos principais instrumentos para verificar, junto ao mercado, a viabilidade de um novo negócio, produto ou serviço. É através do levantamento feito nesta pesquisa que o empreendedor poderá acessar dados sobre seu público-alvo, concorrentes e parceiros disponíveis para a sua empresa.
É com a pesquisa de marketing que o empreendedor poderá identificar oportunidades e ameaças à sua ideia de negócio, podendo fazer os ajustes necessários antes do seu lançamento.
Não há um momento definido para que o empreendedor faça uma pesquisa de marketing, é importante que ele utilize este recurso todas as vezes que julgar necessário encontrar novas informações no mercado.
O empreendedor pode usar a pesquisa de marketing para lançar o seu negócio, criar novos produtos, pensar em ações de comunicação, monitorar o desempenho de campanhas em andamento e até mesmo para verificar a imagem da empresa junto ao público.
Existem diversas classificações para os tipos de pesquisa que podem ser desenvolvidos pelo marketing de uma empresa. Elas podem ser classificadas conforme a sua abrangência, tempo de realização, objetivos, formas de coleta de dados, profundidade e tempo de realização. Contudo, vamos nos limitar a três tipos principais, que podem ser usadas em diversos momentos do seu negócio.
A pesquisa de marketing do tipo exploratória é aquela que você provavelmente fez antes de decidir qual seria a natureza do seu negócio. Este tipo de pesquisa fornece dados e conhecimentos sobre situações e tendências desconhecidas. A sua função é fornecer hipóteses ao empreendedor.
Uma das suas aplicações é justamente ajudar a encontrar o tipo de negócio ou produto que você gostaria de lançar. Você pode consultar fontes como livros, relatórios, boletins, dados na internet, entre outras para chegar a algumas hipóteses de negócio/produto/serviço.
A pesquisa descritiva é aquela que fornece dados sobre o seu público-alvo, ou concorrentes, por exemplo. Sua função é coletar dados de um determinado objeto de pesquisa sem interferir no meio em que se aplica.
Questionários, entrevistas e discussões de grupo são as principais metodologias deste tipo de pesquisa. São usados para descobrir qual é o comportamento e a opinião do público pesquisado.
Esta é a famosa pesquisa de reação. A sua função é descobrir como o público reage a um certo fenômeno (causa). Testes de mercado são a principal aplicação deste tipo de pesquisa no marketing. Nesses testes, normalmente, os consumidores pesquisados são apresentados a alguma solução. Pode ser um produto ou serviço, o teste de mercado irá analisar a forma como as pessoas reagem a este elemento apresentado a elas.
Você pode usar este tipo de pesquisa para verificar a aceitação a um novo produto ou serviço, descobrir dados mais profundos sobre o seu público, ou ainda monitorar o comportamento das pessoas em seu estabelecimento comercial, por exemplo.
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