2 Dicas para Expandir a Operação de Forma Acelerada e Impulsionar o seu Negócio

como expandir a operação de forma acelerada

Negócios digitais possuem uma grande vantagem sobre as empresas que dependem de uma estrutura física para funcionar: a capacidade de expandir a operação de forma acelerada. Isso acontece porque é da natureza dos negócios digitais ter produtos e serviços escaláveis, ou seja, que podem ser replicados para uma grande quantidade de clientes sem causar grande impacto no ritmo ou nos custos de produção do negócio.

Para que esta ideia dê certo, é necessário que a sua empresa tenha um bom planejamento para continuar atendendo os clientes com a mesma qualidade e simplicidade do início do negócio, mesmo com o crescimento da demanda. A burocratização dos serviços e a queda na qualidade dos produtos e do atendimento são críticas comuns entre consumidores de empresas que se expandem rapidamente.

Planejar o crescimento da sua empresa

A primeira dica para expandir a operação de forma acelerada é planejar o crescimento do seu negócio de maneira detalhada. É necessário que o empreendedor tenha em mente qual é o tamanho da demanda pelo seu produto ou serviço e possa desenhar o passo a passo para atendê-la. O melhor instrumento para descobrir isso é através de uma pesquisa de mercado.

Um exemplo inspirador é o case da NuBank, startup financeira que criou um novo conceito para o fornecimento de crédito. Seu cartão não tem anuidade e opera com juros menores do que a maior parte dos bancos tradicionais, o que faz muita gente perguntar: Como eles ganham dinheiro?

O NuBank consegue operar com estas condições pois tem muito cuidado com o seu crescimento. A empresa percebeu que a demanda por seus serviços seria gigantesca, mas começou suas operações apenas para um grupo limitado de usuários, que poderiam convidar uma quantidade limitada de pessoas para aderir ao cartão. Somente quando a startup tinha uma estrutura suficiente para abrigar novos clientes que abriu as solicitações de novos cartões para todos.

Crie produtos escaláveis

O seu produto pode ser fornecido para uma quantidade ilimitada de clientes sem que isso gere um impacto muito grande na estrutura de custos e de gestão do seu negócio? Quantos novos clientes podem entrar na sua empresa sem que você precise contratar novos funcionários? Você precisa saber todas estas informações para descobrir se os seus produtos ou serviços são, de fato, escaláveis.

Produtos e serviços escaláveis são aqueles que não produzem tanto impacto na estrutura operacional ou nos custos do negócio quando são replicados. É o caso, por exemplo, dos produtos digitais, que podem ser vendidos para uma quantidade ilimitada de pessoas sem aumentar em nada o custo da empresa, porque uma vez que eles estejam prontos, basta comercializá-los.

Gostou dessas dicas? Fique por dentro de novas sacadas assinando a nossa newsletter.

Fórmula de Lançamento - Ebook

O maior evento para produtores digitais da América Latina. Pela primeira vez na história, o melhor do lançamento e do perpétuo juntos. Não fique de fora dessa, preencha o formulário para adquirir o seu ingresso para O Novo Mundo.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *