8 Técnicas de Marketing Para Atrair Clientes

cinco técnicas de marketing para atrair clientes para o seu negócio digital

Nenhum negócio pode sobreviver sem clientes, por isso, os empreendedores costumam ter duas preocupações principais: atrair e fidelizar clientes. Hoje falaremos sobre a primeira necessidade e como ela é impossível sem o uso de técnicas de marketing. Isso porque essas estratégias são o que irá manter o seu negócio e com clientes. 

Investir em estratégias de marketing não precisa ser muito custoso. Existem técnicas que podem ser tão ou mais efetivas do que grandes campanhas publicitárias. Basta que você consiga adequar as principais formas de atrair clientes para a realidade do seu negócio. Você vai achar neste artigo:

  • – o que são técnicas de marketing; 
  • – melhora de produto;
  • – segmentação de mercado-alvo;
  • – uso da sazonalidade;
  • – influencer marketing;
  • – SEO;
  • – redes sociais;
  • – fator “UAU”.

O que são técnicas de marketing

As técnicas de marketing consistem em estratégias de venda, publicidade e propaganda e inovação de produtos e serviços do seu negócio. Tudo para que você atraia mais clientes por meio de planejamento e estudo de mercado e perfil de público-alvo. Veja, a seguir, as principais técnicas para você começar a aplicar já na sua empresa. 

1.  Melhore o seu produto

O primeiro passo para trazer mais clientes para o seu negócio é oferecer um produto melhor. Quando a sua empresa oferece um serviço de qualidade, aumenta o seu potencial de aquisição de clientes, pois conta com um novo, e poderosíssimo, canal de comunicação: a recomendação dos seus clientes atuais (ou o famoso “marketing boca a boca”). 

Você pode melhorar o seu produto focando o seu pensamento na transformação que o seu cliente passa através do seu produto. Se é um curso digital, você deve pensar em como o seu cliente irá agir depois de aprender o que você tem a ensinar. Se for um produto físico, você deve focar no seu cliente usando o produto para melhorar a sua rotina.

2.  Segmente o seu mercado-alvo

Esta dica pode parecer contra intuitiva, mas não importa a sua área de atuação: sempre será mais fácil atrair clientes se você tiver um público-alvo bem segmentado. Essa é uma das principais técnicas de marketing, afinal, falar para um grupo específico de pessoas é mais eficaz do que tentar administrar as demandas de diferentes grupos para se comunicar com todas elas.

3. Use a sazonalidade a seu favor

Tirar proveito da sazonalidade é mais uma das estratégias de marketing para atrair clientes. Por isso, não deixe de aproveitar todas as datas comemorativas que façam sentido para o seu negócio. 

Crie campanhas, eventos, promoções e ações de marketing especiais de acordo com a sazonalidade e use os ganchos produzidos por ela para atingir mais pessoas e trazer mais clientes para o seu negócio.

4.  Faça parcerias estratégicas

Outras empresas podem ajudar o seu negócio a conseguir mais clientes. Esta estratégia pode ser muito barata e eficaz. Procure empresas que tenham o mesmo público-alvo que você, mas não tenha produtos concorrentes, deste modo a parceria se torna uma via de mão-dupla, trazendo benefícios para ambos os lados.

Vocês podem criar promoções em parceria, criar campanhas unificadas ou até mesmo produzir cupons de desconto para os parceiros, estimulando a compra em ambos os negócios.

5. Comece a trabalhar com influencer marketing

Já que falamos de parcerias estratégicas acima, não podemos deixar de falar de uma das mais recentes (e muito usadas!) técnicas de marketing: o marketing de influência. 

Contratar influenciadores digitais para falar do seu produto ou serviço é um investimento altamente poderoso, porque esses comunicadores têm uma conexão forte com seu público-alvo. 

Mas atenção: para a estratégia ser eficaz e atrair clientes certos é preciso escolher muito bem o influencer. Quantidade de seguidores é importante, mas não tanto quanto o real engajamento. 

6. Use SEO na sua estratégia de marketing digital

O SEO (Search Engine Optimization) é uma das técnicas de marketing digital praticamente obrigatórias. Nada mais é do que um conjunto de técnicas aplicadas sobre o site do seu negócio para que ele seja facilmente encontrado no Google e em outros mecanismos de busca. Ou seja, mais clientes conquistados de forma orgânica. 

Essas melhorias são aplicadas não apenas na estrutura do site, como principalmente no conteúdo nele. Além, claro, de conteúdos com palavras-chaves com grande volume de busca pelo seu público-alvo. 

7. Use redes sociais além das técnicas de marketing citadas

Não tem como fugir da importância que as redes sociais passaram a ter, não importa qual das técnicas de marketing você use, é preciso que sua empresa marque presença na internet. Afinal, hoje, quem não está nas redes, nas existe. 

Por isso, crie perfis no Instagram, Facebook e até um canal no Youtube. Com conteúdo de qualidade você engaja os clientes que já tem, além de atrair outros, seja por meio de campanhas pagas ou não. 

8.  Entregue o “Fator UAU”

Entregas que surpreendem os clientes são fundamentais para atrair novos clientes. Isso porque, além da fidelização dos consumidores que já compram da sua marca, elas contribuem para que estes clientes deem depoimentos positivos sobre a sua empresa, gerando mais credibilidade para o seu negócio. O que, por sua vez, estimula novos leads a comprar da sua marca.

Conclusão

Como apontamos neste artigo, existem diversas técnicas de marketing para que você passe a ter mais clientes. Seja por meio de inovação e melhoria do produto ou serviço, parcerias com outras empresas e influenciadores digitais, maior presença nas redes sociais ou SEO. Cada uma exige investimentos diferentes e podem ser adaptadas para orçamentos de todos os tamanhos. 

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