Existe um ditado popular que diz que a grama do vizinho é sempre mais verde. Isso só é verdade até o momento que decidimos dar uma olhada mais de perto nessa grama, não é mesmo? Mesmo assim, sempre vale a pena espiar o jardim vizinho, quem sabe você não encontra frutos que poderiam ser plantados também no seu pomar?
Você deve estar pensando onde eu quero chegar com todas essas analogias, certo? Trazendo essa lógica para o mundo do empreendedorismo temos o princípio do benchmarking. Ou seja, a busca de informações sobre as melhores práticas entre empresas de um mesmo mercado.
Essa prática, comum em todo o mundo, tem como objetivo melhorar os processos internos do negócio. No Japão, o benchmarking está associado à palavra “dantotsu”, que significa lutar para ser sempre melhor. Isso mostra que a prática de observar a sua concorrência deve estar sempre associada à melhoria contínua do seu próprio negócio.
Por que benchmarking pode ser vantajoso para a sua empresa
Pesquisar quais são os processos e práticas dos seus concorrentes e das principais empresas que atuam no seu mercado é uma boa oportunidade de revisar a estrutura interna do seu negócio e fazer melhorias.
A empresa pioneira a fazer benchmarking foi a Xerox, que dedicava parte do seu tempo e orçamento para comprar produtos concorrentes e desmontá-los para entender como os concorrentes conseguiam oferecer preços menores. Com isso, a empresa descobriu informações valiosas sobre como mudar a sua estrutura de custos e otimizar recursos para criar equipamentos mais eficientes e baratos.
O benchmarking também pode ser útil para modelar ou reformular o seu modelo de negócios. Um bom exemplo deste tipo de aplicação é o case da Gol, que importou o seu plano de negócios das companhias aéreas de baixo-custo estrangeiras, como a EasyJet e a RyanAir, proporcionando um serviço de qualidade a preços acessíveis.
Como aplicar o benchmarking no seu negócio
O benchmarking pode ser aplicado de diversas maneiras, tudo depende do seu grau de relacionamento com as outras empresas. O método escolhido para colher dados vai influenciar na definição de metas de melhoria e na execução de um plano de ação para que seu próprio negócio atinja um novo grau de excelência.
Para que tudo corra conforme o desejado, fiz um passo a passo que pode ajudá-lo a realizar essa tarefa:
1. Definição do objeto de estudo
O primeiro passo é definir quais aspectos da sua empresa você deseja melhorar, pode ser preço, redução de custos, qualidade dos produtos.
2. Escolha da referência
Depois de definido o que precisa de melhoria, é hora de escolher quais serão as empresas estudadas. É importante procurar aquelas que realizam esse processo melhor do que o seu negócio.
3. Seleção do método de pesquisa
É neste momento que você define como será realizado o seu benchmarking.
4. Coleta e análise de dados
Após a definição do método de pesquisa, é hora de coletar os dados e analisar os resultados.
5. Definição das metas de melhoria
Com os resultados da sua pesquisa em mãos, é hora de definir as melhorias para a empresa.
6. Plano de ação
Por fim, com as metas de melhoria estabelecidas, pense em um plano de ação para o desenvolvimento do seu negócio.
Gostou das dicas? Então leia também nosso artigo sobre o que é pesquisa mercadológica e como implementá-la. E, se tiver ficado com alguma dúvida, é só deixar nos comentários que eu respondo!