Nós nunca estivemos tão distraídos. E-mails, mensagens instantâneas, notificações nas mídias sociais e interrupções em todos os momentos são verdadeiros vilões na hora de definir prioridades e executar tarefas de maneira ininterrupta. Aprender como manter o foco em uma era de distrações se tornou uma verdadeira necessidade para quem deseja obter bons resultados, seja na vida empreendedora, no trabalho ou nos estudos.
Estar presente para as questões do seu dia a dia e aumentar a produtividade é possível. Existem algumas técnicas interessantes, que ajudam a melhorar o seu foco e executar as tarefas de forma mais eficaz.
Faça o planejamento do dia seguinte HOJE
Planejar as suas ações para o dia seguinte deve ser a sua última tarefa hoje. Ao contrário do que muita gente indica, programar as suas tarefas deve ser uma atividade realizada na véspera da ação. Assim você consegue deixar o começo do dia, quando a sua mente está descansada, para as atividades que exigem mais da sua criatividade. Os planejamentos operacionais e burocracias podem ficar para o fim do dia.
Realize uma tarefa de cada vez
Multitask é uma habilidade para realmente muito poucos. A maior parte das pessoas que realiza várias tarefas ao mesmo tempo não consegue fazer isso de maneira eficiente e acabam perdidas, com várias pendências não realizadas.
Focar em uma tarefa de cada vez é importante para que você possa, de fato, começar e terminar coisas todos os dias.
Comece pelo mais difícil
Não basta planejar e realizar as tarefas de maneira independente. É preciso saber priorizar o que é importante. Para isso você deve usar dois critérios: a urgência e a complexidade da tarefa.
Quanto à urgência, não existem muitas dúvidas. É necessário fazer primeiro o que deve ser entregue antes. A história muda quando falamos sobre complexidade.
Nós costumamos deixar as tarefas mais complexas por último, realizando as tarefas mais fáceis primeiro. Esta estratégia pode até ajudar você a perceber que fez mais coisas, mas, na maior parte das vezes você vai postergando as tarefas difíceis eternamente.
Inverter a ordem, realizar as tarefas complexas antes, é uma boa estratégia, pois permite que você elimine as grandes responsabilidades com a mente mais aguçada e alerta, sem o cansaço que bate depois de você resolver um milhão de outras coisas. E, com o tempo que sobra é possível resolver pendências mais simples.
Gostou dessas dicas? Assine a nossa newsletter para receber novas sacadas diretamente no seu e-mail.