A História do Fundador da Tramontina

Conheça a Trajetoria do Fundador da Tramontina

A Tramontina é uma empresa bilionária que está presente em mais de 120 países. Muitos dizem que a história do fundador da Tramontina, Valentin Tramontina é envolta por boatos, mas como saber o que é verdade e o que não é?

Ao longo deste artigo você vai entender mais sobre:

  • – o história do fundador da Tramontina, Valentin Tramontina;
  • – a trajetória que deu origem à uma empresa de sucesso.

Confira abaixo e aprenda tudo sobre o tema!

A história do fundador da Tramontina, Valentin Tramontina

Filho de imigrantes italianos, Valentin Tramontina iniciou o império que viria a se tornar o maior no segmento de ferramentas e utensílios no Brasil, no ano de 1911, na cidade de Carlos Barbosa/RS.

Muitos boatos envolvem a história do empreendedor. Já disseram que ele foi expulso por não saber ler e escrever, quando, segundo lenda, foi porteiro de um prostíbulo na cidade em que vivia na época.

Porém, não existe nenhum registro que comprove a atividade de Valentin como porteiro, ou mesmo seu analfabetismo citado anteriormente. Na verdade, existem histórias semelhantes na internet que não contam com o nome de Valentin, o que leva os estudiosos a acreditarem que, na verdade, tudo não passa de mais um boato. 

A história conta que o rapaz começou suas atividades ao investir suas economias em uma pequena oficina, uma cutelaria especializada em canivetes. Até 1930, a produção do negócio era modesta, contava apenas com consertos e fabricação de facas e canivetes.

No ano de 1932, a Tramontina conta com seus primeiros colaboradores, residentes da vila que atuavam na agricultura e passaram a confeccionar facas e canivetes em seus porões. Valentin Tramontina falece aos 46 anos de idade, em 1939, e quem assume seus negócios é sua mulher, Elisa De Cecco.

Foi Elisa quem percebeu que era preciso expandir os horizontes da empresa e abrir o leque para novos produtos. Ela, então, passou a investir em tecnologia de produção, adquirindo equipamentos que permitiam a forja do aço sem a necessidade das rodas de água, maquinário utilizado na época.

Já em 1949, a família Tramontina passa a dividir o poder na empresa com Ruy Scomazzon, dando início a produção manufatureira.

Faz-se o Império

Apesar da história do fundador da Tramontina terminar com a sua morte, no ano de 1939, a trajetória da empresa não parou por aí.

Nos anos 1950 o grupo já contava com cerca de 30 empregados, além de representantes por todo o Estado. A fabricação de canivetes conferia à empresa grande parte do faturamento, mas, com o passar do tempo, o investimento em inovações tecnológicas deu lugar a produção de laminadores, marteletes e diversas máquinas que facilitavam a produção em série.

O grupo cresce ainda mais nas décadas de 1960 e 1970, aumentando o quadro de funcionários e inaugurando sedes da empresa nas cidades de  Garibaldi, Farroupilha e, ainda, na Bahia. No final dos anos 1960, a organização já contava com 557 colaboradores, hoje esse número chega a mais de 7.000 pessoas.

Com mais de cem anos de história, a Tramontina, hoje presidida pelo empresário Clovis Tramontina, se consolidou com uma marca conhecida no mundo inteiro. Clovis preside a organização desde 1992 e é neto de Valetin e Elisa. Antes de chegar ao topo, trabalhou por diversas áreas da empresa, afim de compreender todas as nuances do negócio.

Suas 10 fábricas no país e 11 unidades internacionais produzem mais de 18 mil itens para diferentes segmentos, mantendo vivo o legado de seu fundador.

Conclusão

Ao longo deste artigo você aprendeu mais sobre a trajetória do fundador da Tramontina, Valetin Tramontina. Sua história é uma lição de empreendedorismo, visão, responsabilidade e estratégia de negócios.

Se uma empresa que surgiu em uma pequena cidade na região Sul do Brasil conseguiu chegar ao topo, essa é a prova de que o empreendedorismo vale a pena.

Gostou de saber mais sobre a história do fundador da Tramontina e 1uer se tornar mais um case de sucesso? Acompanhe nossos conteúdos de negócios e fique sempre atento às novidades com a Ignição Digital.

Fórmula de Lançamento - Ebook

O maior evento virtual da América Latina para pessoas comuns que querem criar ou escalar um negócio digital até os R$ 2 milhões de faturamento

As mais recentes estratégias que estão dando certo no digital para você replicar no seu negócio.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

28 thoughts on “A História do Fundador da Tramontina”

    1. Eu , fiquei apavorado, quando sou be,e fui pesquisar,e fiquei apaixonado pela estória,e muito mais pela garra do casal,e q hj como vimos e passamos por um governante chamado lula,q não deu valor a suua própria pessoa,e seu povo ,o qual falava e lutava tanto,eu admiro e fico de joelhos a esse verdadeiro guerreiro ,chamado TRAMONTINA,e também pesso desculpa a família , passarem por um governo PORCO,como é até hj mas fica os meus sinserament, orgulho de saber q vcs , são realmente BRASILEIRO BJ

  1. Pelo que li a historia de empreendedorismo e de Elisa De Cecco que assumiu a empresa em 1939 com a morte do marido, com meia dúzia de funcionários, 20 anos depois em 1960 tinha quase 600 funcionários ….

  2. Com relação a lenda é possível sim que Valentin tenha trabalhado de porteiro no protibulo,os imigrantes italiano assim que desembarcaram no Brasil,perceberam logo que com trabalho íam prosperar, conquistando seus negócios, dando tranquilidade a sua família.Sou descendente de italiano segundo relatos de família eles chegarem na região do Estado de Minas na década de 1800, logo se engajaram na marcenaria,nos trabalhos das fazendas,criavam ferramentas para facilitar o trabalho no campo,e assim espalhou seus negócios voltado para o comércio.

  3. Muito interessante a história, outro dia num mercado na Itália vi os produtos da Tramontina e com a nossa bandeirinha Brasileira.. muito legal!!!

  4. Olá me chamo Gilvania e Recebi um vídeo no meu WhatsApp sobre a história do dono da Tramontina e lógico Foi ao Google para ver se a história Era verídica e me surpreendi com a linda e encantadora história do Senhor Valentin Tramontina. Na minha casa tenho alguns produtos da Tramontina Inclusive ganhei uma linda panela de pressão do meu esposo fazia mais de ano que gostaria de ter comprado mas por condições financeiras ñ tinha como. Parabéns pelo fundador da Tramontina, um grande homem cheia de garra , coragem, sabedoria e muito talento que Deus!!! continue abençoando toda sua família e colaboradores. E se eu tinha uma grande admiração pela Tramontina agora nem se falar um abraço a todos bjs😘😘😘

    1. Eu também recebi este vídeo, Gil e entrei no Google para conferir a veracidade…
      Realmente, muito bacana a história dele!
      Eu já era fã, agora mais ainda!! 💞

  5. Valentim Tramontina foi um excelente profissional, e é a partir dele que começou a história da família Tramontina que é simplesmente expetacular.
    Com muito sabedoria, selo e esforço ele iniciou com dedicação o seu trabalho e valeu o seu esforço.
    Ele foi o responsável por existir produtos de altíssima qualidade.
    Ele deixou um legado a sua esposa e ela conseguiu melhorar não só o ambiente de trabalho como também os resultados da empresa.
    Ela tem sua participação primordial nos resultados.
    Família se mantém no mercado atual não somente pelo esforço mas também pelo bom trabalho de altíssima qualidade.
    Parabéns aos familiares Tramontina.

  6. Naquela época era possível iniciar um pequeno negócio e, com o tempo agigantar-se e atingir a nível de grande empreendimento. Hoje, isso é impossível, mormente, considerando-se a globalização da economia e do domínio dos Estados Unidos, Alemanha, Japão, e, atualmente do “monstro” denominado “CHINA” que importa matérias-primas e tecnologia (sem pagar royalties), e devolve produtos acabados a preço de banana aos demais, roubando empregos, tributos e causando outras desgraças. Sorria, que você está sendo escravizado pela CHINA.

    1. O Homem honesto e batalhador sofredor e trabalhador e tudo Deus lhe deu pelo seu esforço e foi abençoado e teve a sabedoria divina de montar o seu império, pena que viveu tão pouco e dormiu o sono dos justos

  7. Parabéns ao nosso fundador da Tramontina, uma pena q nos deixou muito cedo, aos 46 anos tinha muito tempo pela frente para inventar e inovar seus negócios.

    1. Está na primeira frase: Valentin Tramontina iniciou o império que viria a se tornar o maior no segmento de ferramentas e utensílios no Brasil, no ano de 1911 (1911 – 2019 = 108 anos)

  8. Boa Tarde !

    Recebi no meu Whatsapp um vídeo contando uma parabola linda e encantadora , no fim do vídeo dizia o nome do moço , Valentin Tramontina.
    Quando falou Valentin Tramontina entrei no Google pra ver se aquele vídeo era verdadeiro e pra minha surpresa é verdade. Ouvi uma historia de um homem que teve iniciativa , coragem , sabedoria e inteligência. Parabéns, a partir de agora terei mais admiração pela marca Tramontina .

  9. Só fico triste por certos produtos não terem mais peças para reposição quando apresentam algum problema…. quando saem de linha e não há reparo…. pela qualidade do produto, o nome tradicional Tramontina, deveriam manter o conserto destes produtos……😨

  10. Pelo visto o pai mesmo não fez nada !!! A esposa que tocou a Empresa depois de sua morte por 10 anos até arranjar um sócio que pelo visto alavancou a Empresa.

  11. Boa Tarde me chamo Rosimar Jacque Garcia venho por meio desde dizer que desde muito tempo conheço os produtos da tramontina e sei da sua qualidade, gostaria muito de ter todas peças porem não tenho condições pra isso. Mas essa semana ganhei um jogo de formas da tramontina que ate chorei são lindas. A unica coisa que me deixou triste foi o wap da tramontina que meu marido comprou. Sou dona de casa e uso muito porem acho que posso dar algumas dicas para melhorar o sistema de uso como : os encaixes das mangueiras que é muito ruim de encaixar e tirar, a mangueira do revolver poderia ser mais flexivel, ela nao estica direito é muito ruim. Eu como consumidora estou fazendo esta observações nao para reclamar do produto mesmo porque amo tudo da tramontina, mas para vocês melhorar ok . Espero que vocês leiam com atenção e carinho. obrigada e FELIZ NATAL OTIMO ANO NOVO E BOAS VENDAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *