Preocupar-se com a ergonomia no ambiente de trabalho é primordial para empresas que buscam oferecer as melhores condições para seus colaboradores, garantindo a segurança deles e também sua capacidade produtiva.
O termo ergonomia também é conhecido como “engenharia dos fatores humanos”, e está presente nos mais diversos elementos de um local de trabalho, desde a iluminação até a ventilação e as próprias estações de trabalho em si.
O assunto é tão extenso que a ergonomia é considerada uma verdadeira disciplina. Para te ajudar a entender melhor qual a implicação do conceito dentro das empresas, desenvolvemos um conteúdo que vai te mostrar:
- – o que é ergonomia;
- – qual a origem do termo;
- – a importância para a saúde do trabalhador;
- – sua relação com a lei.
O que é ergonomia?
A ergonomia no ambiente de trabalho é uma disciplina científica que estuda as interações entre nós, os seres humanos, e outros elementos que nos envolvem. Pode-se separar o conceito em três diferentes esferas:
- – ergonomia física — diretamente relacionada com a anatomia do corpo humano, analisa medidas e classifica biotipos para definir as dimensões de equipamentos e ferramentas de trabalho. São analisadas questões como postura e manuseio de materiais;
- – ergonomia cognitiva — diz respeito aos processos mentais do colaborador, como o stress e a carga mental de trabalho. Estuda como esses processos são utilizados para a realização das atividades diárias;
- – ergonomia organizacional — fala sobre o ambiente de trabalho como um todo, de uma visão geral. Está relacionada com a própria cultura organizacional, com as estruturas organizacionais, políticas da empresa e mais. A ideia é buscar relações entre esses elementos e o bem-estar do colaborador.
Resumindo em apenas uma frase, a ergonomia é o estudo da relação entre o homem e a forma como ele executa as suas tarefas diárias no ambiente de trabalho.
Seu objetivo final é prevenir acidentes, diminuir riscos, corrigir erros e aumentar o conforto, o bem-estar e a saúde do colaborador.
Qual a origem e a história desse termo?
O termo ergonomia vem do grego eron, que significa “trabalho”, em união com nomos, que quer dizer “leis ou normas”.
Apesar de parecer um termo bastante atual e seu nascimento oficial seja datado do século XIX, desde o início da história do homem nós buscamos adaptar o trabalho às nossas próprias condições.
A primeira documentação de utilização do termo de ergonomia no trabalho data do ano de 1857. Na ocasião, o polonês Wojciech Jarstembowsky desenvolveu a primeira definição do conceito, descrevendo-a como a ciência do trabalho.
Apesar disso, foi apenas a partir da 2ª Guerra Mundial que os projetos passaram a ser pensados ergonomicamente desde sua concepção. Projetos importantes de engenharia, como aviões, tanques e armas, tornaram-se mais confortáveis, seguros e apropriados para as missões.
Foi a partir daí que a ergonomia foi ganhando espaço e sendo aplicada aos mais diversos ambientes de trabalho, e não apenas às situações de guerra e combate.
A importância da ergonomia para a saúde do colaborador
Agora que você já entende todo o conceito de ergonomia no trabalho e sua história, chegou a hora de saber qual a real importância dela para a saúde do colaborador.
No início, os postos, instrumentos e outros elementos relacionados à prática do trabalho eram produzidos sem levar em consideração as características intrínsecas ao homem, o que impactava negativamente nos mais diversos processos.
Os aspectos ergonômicos do que utilizamos no ambiente laboral podem:
- – prevenir doenças ocupacionais — em longo prazo, uma jornada longa de trabalho pode resultar em doenças ocupacionais. Alguns exemplos são LER (Lesão por Esforço Repetitivo), estresse, surdez e DORTs (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Cadeiras confortáveis, cuidado com a postura, ginástica laboral e proteção para os ouvidos são exemplos de elementos ergonômicos que ajudam nesse aspecto;
- – aumentar a produtividade — quando a ergonomia e a saúde são prioridades para a empresa, o colaborador se sente valorizado e tem menos afastamentos por conta de problemas de saúde. Tempos de pausa e horas de descanso também podem influenciar;
- – melhorar a qualidade de vida — um ambiente de trabalho amigável, uma cultura organizacional positiva, a preocupação com a saúde e outros aspectos que mostram que o colaborador realmente importa aumentar a qualidade de vida.
A ergonomia no ambiente de trabalho e sua relação com a lei
A ergonomia no ambiente de trabalho é tão importante que há leis que regulamentam esses aspectos dentro das empresas.
Em 1978, surgiu a Norma Regulamentadora N° 17 (NR17). Ela faz parte da CLT, a Consolidação das Leis Trabalhistas. Essa norma regulamenta a ergonomia e tem como objetivo promover o conforto, diminuir as lesões e aumentar a produtividade dentro do ambiente de trabalho.
Dentre as obrigações por parte da empresa está a necessidade de se efetuar uma análise ergonômica no ambiente, feita por um profissional capacitado para isso, com o objetivo de elaborar um laudo para o local.
Conclusão
A ergonomia no ambiente de trabalho busca garantir um ambiente organizacional que seja compatível com a saúde dos colaboradores das mais diversas maneiras, tanto física quanto mentalmente.
Promover o bem-estar e a saúde do coletivo é o principal objetivo.
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