Imagine a tripulação de um navio navegar sem saber o destino final? Complicado, não é? O mesmo acontece quando o empreendedor desenvolve uma cultura organizacional e não esclarece ela para sua equipe. Aprenda como fugir dessa enrascada e desenvolver com clareza a cultura da sua empresa!
Identifique as características da sua empresa
Assim como cada colaborador, as empresas como um todo possuem peculiaridades e características únicas, que devem ser identificadas e transmitidas através da cultura organizacional.
Essas características podem ser resumidas em um conjunto de práticas, éticas, valores e comportamentos esperados dentro da empresa, em busca de resultados positivos para a organização.
Segundo o escritor especialista no assunto, Stephen Robbins, existem 7 características que representam com exatidão a cultura organizacional:
- O nível em que os colaboradores são incentivados a inovar e correr riscos;
- A cobrança pela precisão, qualidade e detalhes;
- O grau em que a empresa cobra os resultados (acima de técnicas e processos);
- Até onde a empresa leva em consideração os efeitos dos resultados causados nos colaboradores;
- Integração do time (o grau em que as atividades são organizadas para a equipe);
- O grau de agressividade e competitividade da empresa e da equipe;
- Nível de estabilidade em contraste ao crescimento.
Sua empresa pela visão dos colaboradores
A cultura organizacional é como os colaboradores enxergam a empresa, em relação ao ambiente, relacionamento, liderança, resultados, estímulos, etc. Por isso, depois de você identificar as características de sua empresa, leve em consideração a percepção da equipe.
O seu time é o primeiro cliente da empresa e sem o comprometimento deles nada acontece. Por isso identifique os pontos positivos do seu modelo de negócio e maximize-os para que a cultura fique bem clara e os colaboradores motivados.
Além disso, identifique os pontos negativos e trabalhe a melhoria deles através da liderança e gestão de pessoas. Como? Por meio de ciclos de estímulos, que podem ser workshops, treinamentos, coaching, folgas, home office, aumentos salariais, viagens, premiações, happy hours e o que mais os colaboradores indicarem.
Resultado de uma cultura organizacional clara
Quando empresa e equipe estão de acordo com a cultura organizacional os resultados são positivos para ambos os lados. Os colaboradores ficam motivados e comprometidos com a empresa, além de trabalharem muito mais felizes.
Já a corporação passa a contar com muito mais lealdade, diminuindo a rotatividade do negócio, além dos aumentos significativos na qualidade do trabalho entregue.
Mas atenção, você gestor ou dono do negócio também deve ficar atento. Seja um verdadeiro líder e não chefe, além de estimular boas práticas e ser o exemplo dentro da empresa.
Gostou do artigo? Tenha mais sacadas sobre cultura organizacional cadastrando o seu e-mail gratuitamente para receber nossa newsletter!