Quero Abrir um Negócio Com Pouco Dinheiro, o Que Devo Fazer?

abrir um negócio com pouco dinheiro

Para quem nunca teve um negócio, dar o primeiro passo é a parte mais difícil. Outro drama sofrido é ter uma boa ideia de negócio e não ter dinheiro suficiente para empreender. Aliás, esses dois pontos são mais comuns do que você pensa. Mas, não são motivos para desistir do grande sonho de empreender. Uma das perguntas que eu mais ouço é: “Quero abrir um negócio com pouco dinheiro, o que devo fazer?”. Saiba a resposta no post a seguir!

Reflita sobre as suas competências

O primeiro passo para quem quer abrir um negócio com pouco dinheiro é refletir sobre as habilidades e competências. Como assim? Eu explico: vamos supor que você queira abrir um negócio de comidas típicas. A primeira reflexão é: eu domino o assunto sobre as comidas típicas de cada região que quero servir no meu restaurante? Outra pergunta: o conhecimento que eu tenho é o suficiente para ter um negócio inovador e diferente dos que já existe? Então, antes de gastar a poupança ou fazer dívidas, reflita (e muito) sobre o seu nível de conhecimento no mercado para que o negócio seja um verdadeiro sucesso.

Faça orçamentos

Depois de refletir sobre a sua ideia de negócio, é necessário saber o valor que você precisa para começar a empreender. Para isso, uma boa dica é montar um plano de negócios para avaliar se o produto/serviço que quer lançar será bem aceito no mercado. Além disso, vale a pena simular o tempo que você conseguiria ficar com a empresa sem necessitar de um capital externo. Por isso, invista em muitas pesquisas para colocar no papel tudo o que será necessário e o que pode ser economizado.

Procure ajuda de pessoas próximas

Aqui, o segredo é acreditar no próprio negócio para que outras pessoas também acreditem. Então, não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda de parentes, amigos próximos ou até mesmo buscar soluções de um investidor anjo ou crowdfunding. Quanto mais pessoas ajudando, mais sucesso você obterá ao abrir um negócio com pouco dinheiro. Mas não se esqueça de colocar todos os custos no papel para que esses “empréstimos” não interfiram no planejamento e crescimento do negócio.

Seja o diferencial

Muitas vezes, quem quer abrir um negócio com pouco dinheiro, pensa geralmente em algo inovador com baixo custo-benefício. Esse pensamento é bacana, mas não é fundamental. No mundo dos negócios, importa também ser melhor do que a concorrência. E para criar esse diferencial, busque capacitação: cursos, workshops e especializações são algumas opções que te ajudarão a crescer e a amadurecer profissionalmente, tornando a sua noção de negócio muito mais rentável.

Quem nunca pensou em abrir um negócio com pouco dinheiro? Agora que você já sabe que isso é possível, está na hora de dar o primeiro passo!

Quer receber em primeira mão conteúdos relevantes sobre o mundo do empreendedorismo? Assine a nossa newsletter!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Descubra a maior oportunidade para você conquistar sua liberdade financeira ainda em 2025

Se inscreva e dê o primeiro passo para ser livre financeiramente, ter autonomia, capacidade de escolha e tomar o controle da sua própria vida.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

4 thoughts on “Quero Abrir um Negócio Com Pouco Dinheiro, o Que Devo Fazer?”

  1. Estou estudando para abrir meu próprio negócio, e realmente tenho pouco dinheiro ainda. Esse post me ajudou bastante, e possui conteúdos os quais eu não havia parado para refletir ainda.
    Muito obrigado, ótimo post.

  2. Opa Aqui é o Rubinho… (parafraseando o grande Érico hahaha)

    Esse post me da bastante insight! Seu trabalho é inspirador, acompanhei todo o lançamento do Fórmula mas infelizmente não pude adquirir.

    Estou devorando seus conteúdos e me deparei com esse post. Muito inspirador e espero poder abrir o meu primeiro negócio em breve.

    Vou por a frase em prática: Enquanto alguns choram, outros vendem lenço!!

    Muito obrigado Érico

  3. Oi Érico,

    Acompanho o seu conteúdo há bastante tempo e ele me deu forças para iniciar um pequeno negócio na área de games.

    Comecei com um blog para construir audiência e depois, quero investir em um miniecommerce ou até mesmo em um curso, usando a fórmula.

    A questão é: como posso monetizar essa audiência que é tão pequena e tão jovem, já que eles não tem muito poder aquisitivo?

    Essa é aquela famosa pergunta que vale 1 milhão de dólares, mas se puder me ajudar, será um prazer enorme.

    Abração,
    Rafael Querido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *