Muitos empreendedores chegam até mim com dúvidas sobre as reais possibilidades de obter lucro e abrir um negócio rentável totalmente digital. Grande parte já tentou alguns métodos para ganhar dinheiro pela internet sem sucesso. Outros acabam duvidando da eficácia de algumas estratégias e se questionam sobre a melhor forma de oferecer seus produtos e serviços.
Sendo assim, resolvi esclarecer alguns pontos sobre isso. Negócios digitais podem ser tão lucrativos quanto uma empresa tradicional. Não é raro, inclusive, que tenham taxas de lucratividade até mais altas do que os negócios físicos.
Isso acontece porque a estrutura de custos das empresas digitais é relativamente menor do que das companhias tradicionais. Alguns gastos, como o aluguel de um ponto comercial bem localizado, se tornam irrelevantes em empresas digitais, já que é possível trabalhar praticamente de qualquer lugar.
Contudo, não existe fórmula mágica. Se você deseja abrir um negócio rentável 100% digital, é preciso que você fique atento às diferentes formas de monetizar as suas atividades. Além de ter controle sobre as finanças da sua empresa, como faria em qualquer modalidade de negócio.
Principais formas de rentabilizar um negócio digital
Quem deseja fazer o seu negócio digital dar certo precisa se apoiar em três pilares: audiência, relacionamento e oferta. São estes três fatores que, juntos, farão o seu negócio vender mais e gerar lucro, garantindo a rentabilidade que você espera.
Audiência
O primeiro fator é a audiência. Ela basicamente é composta por uma parcela do público que se interessa pelo seu segmento de mercado e está disposta a consumir conteúdo sobre este tema.
Para criar a sua audiência é preciso que, primeiro, você escolha um nicho para atuar. O ideal é que seja algo que atraia o seu interesse e que também tenha um certo nível de procura entre o público.
Você pode começar a sua busca pelo nicho perfeito listando os assuntos e segmentos de mercado que te motivam. Pode ser qualquer coisa, desde a sua atividade profissional, até uma paixão ou hobby que você tenha. O importante é que você se interesse o suficientemente por ele para estudá-lo continuamente.
A partir daí você pode utilizar ferramentas como o trends e o keyword research do google para verificar se há público suficiente desejando este tipo de informação. O ideal é que você atinja um nicho específico de pessoas em vez de tentar massificar as suas ações.
Relacionamento
Atuar em um nicho específico de mercado é importante para que você possa criar relacionamento com a sua audiência de forma satisfatória. O ideal é que você consiga entender profundamente quais são as angústias, dores e objetivos do seu público-alvo. Esta missão se torna muito mais fácil quando há segmentação.
Criar um relacionamento com a sua audiência envolve a produção de conteúdo e interação ativa com a sua base de fãs e usuários do site. Esta relação é importante para que você possa criar o terreno para as suas ofertas e também para fidelizar os clientes já conquistados.
Ofertas
Quando você se relaciona com a audiência, fica mais claro quais são os principais problemas e desejos dela. Desta forma você tem mais base para desenvolver produtos e serviços que falem diretamente com as suas dores e objetivos.
Uma boa oferta é criada com base nesses dados e compõe um produto ou serviço que realmente forneça valor para a sua audiência, ou seja, o seu produto deve resolver um problema ou ajudar a sua audiência a atingir um objetivo.
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