Se você me acompanha há algum tempo, já notou que falo bastante sobre a evolução do Marketing Digital e todos os benefícios que ele tem a oferecer tanto para quem iniciou uma carreira quanto para quem deseja ampliar seu negócio e mostrar seus serviços para um número cada dia maior de pessoas. E um dos principais profissionais da área é o analista de SEO.
Entre as responsabilidades desse profissional estão a pesquisa de palavras-chaves, o aumento da visualização do blog e a análise minuciosa de tudo o que envolve sua marca e os produtos e serviços que você oferece online.
Entenda o que faz um analista de SEO
Na internet, uma das palavras mais importantes é tráfego, principalmente os gerados a partir de mecanismos de busca como o Google, mais utilizado em diversas regiões. Por isso, é comum que os empreendedores tenham como pretensão alcançar as primeiras posições nos buscadores. E o papel do Analista de SEO é importante para que esse objetivo seja alcançado.
Esse profissional é capaz de identificar seu público e identificar as palavras que essas pessoas mais procuram na rede, depois analisam qual a concorrência em cima de cada um desses itens e buscam maneiras de alcançar um público ainda carente de resultados. Entre um dos itens muito utilizados estão as long tail, que eu já falei aqui no blog.
Cada uma dessas palavras se transforma em um conteúdo, que auxiliará no aumento de visitante em seu blog ou site e também melhorará seu posicionamento nos mecanismos de busca já citados.
Não sabe como. Eu te explico! Vamos imaginar que você tenha um e-commerce de tênis, mas o termo já é bem utilizado e as empresas que ocupam as primeiras posições são grandes corporações de artigos esportivos. O trabalho do analista é descobrir qual seu diferencial tem apelo comercial para vender, como por exemplo, o uso de materiais importados ou um sistema exclusivo de absorção de impacto.
Depois é hora de enviar para um redator especializado o estudo de palavras-chaves e as pautas que devem ser produzidas, explorando sempre esse público e as suas chances de ser encontrado diante de um mercado tão competitivo.
Otimizando as páginas de seu site/blog
Outro trabalho do Analista de SEO é na otimização de todas as páginas do blog ou site. Tudo para que elas possam ranquear melhor e te tornar ainda mais “visível” diante da imensidão que é a internet.
Afinal, como já falei muitas vezes, a internet nos possibilitou criar uma quantidade cada vez maior de conteúdo e facilitou o modo como encontramos e somos encontrados. Mas é preciso ter cuidado para realizar a estratégia certa.
A importância do Analista de SEO
Para se ter resultados consistentes e satisfatórios é preciso que você entenda o que faz e encontre as melhores maneiras de alcançar quem mais interessa, o público. Para isso, a estratégia de Marketing Digital deve ser focada em você, seus objetivos e suas habilidades e quem conseguirá definir bem esse ponto é o analista de SEO.
Isso porque é ele quem irá planejar, monitorar e executar tudo o que deve ser feito para ampliar seus resultados. Se você ainda tem receio, confira tudo o que Natanael Oliveira falou a respeito de SEO.
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Muito bom, gostei bastante do conteúdo.