Você, amigo empreendedor, deve saber que calcular o ticket médio é uma das tarefas mais importantes para que conheça seu negócio, certo? Além disso, um estudo aprofundado desse cálculo pode gerar insights poderosos para que você melhore sua abordagem e outros pontos específicos em relação às vendas.
Quer saber mais sobre isso? Continue lendo este artigo!
Como calcular o ticket médio de seu negócio
O ticket médio, essencialmente, é o quanto cada consumidor gasta em seu estabelecimento, e-commerce, etc. Para calculá-lo você precisa, primeiramente, saber o faturamento total de seu negócio e o número de clientes que consumiram ou adquiriram produtos de sua empresa no mesmo período.
Com essas informações em mãos, o cálculo é o seguinte: imagine que, no mês, foram dez mil reais de faturamento e você recebeu a visita de 500 clientes.
Para tirar o ticket médio você deve dividir o valor faturado pelo número de consumidores. Nesse caso seria dez mil dividido por 500. O resultado: 20 reais.
Lembre-se que isso não é exatamente o que cada cliente gastou, e sim uma noção aproximada do quanto pode ter sido gasto por cada um. Por isso é chamado de “médio”, pois é uma média de valores, entendeu?
Importância do cálculo do ticket médio
Pense comigo: suponha que você tenha fechado o mês com um faturamento de R$ 50.000,00 e ele foi um pouco mais alto do que o do último mês. Parece maravilhoso, não? Porém, ao prestar mais atenção, você recebeu o triplo de clientes em relação à última contagem.
Sim. Isso quer dizer que talvez eles possam ter gasto menos, por isso você deve calcular o ticket médio e compará-lo ao do último mês. Caso realmente tenha sido reduzido, você precisará entender o que fez esses clientes gastarem menos.
Houve alguma mudança nos produtos ou na disponibilidade deles? Será que você precisa diversificar mais o seu mix de produtos? Alguma sazonalidade ou imprevisto afetou o seu negócio? Isso pode te ajudar também trabalhar melhor com seus indicadores de vendas.
Calcular o ticket médio serve para isso — gerar questionamentos importantes acerca de seu negócio e ajudar a melhorá-lo caso seja necessário.
Dica extra!
Você pode, por exemplo, ao verificar as épocas em que o ticket é maior, buscar oferecer promoções que atraiam mais clientes, pois como estará faturando mais, não perderá tanto ao compensar o preço mais baixo pelo alto número de novos consumidores que podem, inclusive, tornarem-se assíduos.
Isso pode ser ainda mais eficaz quando você souber identificar seu cliente, pois você pode direcionar vantagens exclusivas a certos perfis!
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