Aprenda a Desenvolver e Aplicar Um Teste de Criatividade

teste de criatividade

A criatividade é uma qualidade ou característica de quem é criativo. É algo que requer inteligência e talento nato ou adquirido para criar, inovar e inventar. Sabendo que no mercado de trabalho muitas empresas optam por profissionais que tenham essas habilidades, é importante saber como aplicar um teste de criatividade. Afinal, são os seus colaboradores que transformarão ideias em ações originais e reais. 

Porém, diferentemente do que muitos pensam, a criatividade não é um dom ou algo que é adquirido como herança genética, por exemplo. É possível estimulá-la e desenvolvê-la para ser um profissional autêntico e inovador.

Hoje você verá:

  • – como desenvolver a criatividade;
  • – por que a criatividade é importante para as empresas;
  • – os tipos de criatividade;
  • – exemplo de teste de criatividade para ser aplicado.

Como desenvolver a criatividade?

Todas as pessoas possuem um pouco de criatividade dentro de si. Quem nunca teve uma ideia que surgiu como um passe de mágica? Ou ainda, olhou para algum objeto e imaginou que ele poderia ser usado para outros fins além da sua função original?

Você já deve ter percebido como as crianças conseguem aplicar bem a criatividade em sua rotina, seja em brincadeiras ou não. Então por que depois de adultas parecem se tornar menos criativas? 

Muitas vezes, a influência das pessoas ou até mesmo as regras impostas na sociedade, fazem com que nos tornemos mais realistas e acabam enfraquecendo o nosso potencial imaginativo. 

Porém, para ser alguém que “pensa fora da caixa” não é preciso se isolar em um canto ou deixar de seguir regras. Para ser alguém criativo, tente sair da sua zona de conforto sempre que parecer acomodado, explore novas realidades e coloque em prática os seus pensamentos. 

Além disso, aprenda a desenvolver a sua personalidade colocando em prática:

  • – sua capacidade de questionar;
  • – o ato de observar tudo e todos a sua volta;
  • – experimentar ideias novas;
  • – associar objetos comuns para fins inovadores.

Por que a criatividade é importante para as empresas?

Tudo o que existe hoje, sejam coisas mais simples, como um sapato, por exemplo, até as mais complexas, foi ideia de alguém. Antes de ser colocado em prática, passou por um teste de criatividade. 

É por meio de uma ideia que surgem objetos inovadores. Já pensou se ninguém nunca tivesse pensando em um celular ou computador? É até difícil imaginar a nossa vida, hoje em dia, sem esses utensílios.  

A criatividade dentro das empresas é necessária para diversos fins, como na gestão, no desenvolvimento de estratégias, na arte de escrever um post para as redes sociais ou no foco para tendências no futuro, por exemplo. 

A verdade é que a imaginação não é igual para todas as pessoas. Você pode não ser uma pessoa altamente inovadora, mas isso não significa que na sua personalidade não existam traços assim. 

Para descobri-la dentro de você, há quatro tipos de criatividade. São elas:

1. Coletiva

A coletiva é aquela que acontece por meio de um processo. Por exemplo, o brainstorming. Cada pessoa expõe suas ideias e, diante disso, uma solução é encontrada. Nesse modelo, muitas vezes, a imaginação pode vir de acordo com as respostas dos outros.

2. Cognitiva

Na cognitiva, o indivíduo reúne informações precisas para desenvolver seus novos conceitos. Ou seja, vai atrás de dados, contextos e ideias para criar a sua própria “inovação”.

3. Emocional

A criatividade emocional pode surgir espontaneamente ao ouvir uma música, assistirndo um filme ou lembrar da infância, por exemplo. Existem pessoas mais sensíveis e nem é preciso muito esforço para estimular esse modelo. 

4. Espontânea

Sabe aquele insight que parece vir “do nada”? É o que chamamos de espontâneo. Porém, diferentemente do que muitos pensam, há um grande estudo por trás de quem tem esses famosos insights. 

Existem pessoas que se dedicam 100% do tempo a criar coisas novas e, com base no que observam do que já tem no mundo, acabam tendo ideias incríveis e inovadoras. 

Exemplo de teste de criatividade para aplicar na sua empresa

É comum que ao recrutar um candidato para uma entrevista, você queira analisar suas competências e habilidades de inovação. Para isso, usar um teste de criatividade é essencial. 

Caso queira analisar seus candidatos de forma coletiva, realize dinâmicas em grupo que permitam avaliar além dos relacionamentos, a superação de obstáculos e criação de soluções. Agora, se deseja analisar o raciocínio rápido, promova a criação de cartazes ou cases para a sua empresa. 

Conclusão

No artigo de hoje, você aprendeu como desenvolver a criatividade, a importância dela dentro das empresas e os tipos mais comuns existentes. Viu também dois exemplos de teste de criatividade para serem aplicados com seus candidatos a vagas. 

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário! Outros assuntos como esse você encontra no blog da Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

O maior evento virtual da América Latina para pessoas comuns que querem criar ou escalar um negócio digital até os R$ 2 milhões de faturamento

As mais recentes estratégias que estão dando certo no digital para você replicar no seu negócio.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *