Todo empreendedor que deseja criar o seu negócio na internet precisa elaborar um plano de marketing digital altamente eficaz para fazer a sua empresa dar certo. Muitos dos empreendedores iniciantes têm muita ansiedade para começar as ações de marketing, mas sem um bom planejamento acabam destinando recursos para medidas que nem sempre são as mais adequadas para o seu negócio.
Definindo objetivos
O primeiro passo para criar um bom plano de marketing digital é estabelecer os seus objetivos. É preciso que o empreendedor tenha uma boa noção do seu mercado de atuação para estabelecer metas realizáveis.
Você pode usar a técnica SMART para criar o seu objetivo de marketing digital. Ela demonstra que qualquer objetivo precisa ser Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante, Realista e deve ser desenvolvido ao longo de um determinado Tempo. Veja como funciona:
- S – Específico – A sua meta precisa ser clara e não permitir ambiguidades, que deixe muito claro a todos os membros da equipe qual é o caminho a ser seguido.
- M – Mensurável – É preciso que a sua meta possa ser medida por um indicador objetivo, que demonstre a aproximação da meta ao longo do desenvolvimento do projeto.
- A – Alcançável – A meta não pode ser tão agressiva a ponto de fazer as pessoas desistirem. Lembre-se do que eu já falei sobre as Low Hanging Fruits, comece com as frutas mais baixas do pomar, aquelas mais fáceis de serem alcançadas, para depois partir para metas mais desafiadoras.
- R – Relevante ou Realista – É preciso que a sua meta produza frutos, benefícios que façam a diferença. Também precisa ser condizente com a sua realidade atual. Não adianta pensar em expandir o seu negócio para o exterior se você não tem nem uma atuação nacional relevante, entende?
- T – Tempo – Também é fundamental que você estabeleça um limite de tempo para atingir o seu objetivo.
Análise do mercado
Além de estabelecer o objetivo, seu plano de marketing precisa conter uma análise precisa do mercado onde você atua ou pretende atuar. É preciso que você entenda quem faz parte do seu público-alvo, quais são os seus concorrentes e quais são os espaços que a sua empresa pode preencher.
Um sistema que pode te ajudar a analisar o mercado é o método das 5 forças de Porter, que demonstra as condições de competitividade da sua empresa, ou a matriz SWOT, que determina quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio.
A partir destas análises você poderá decidir quais são os canais de comunicação digital mais adequados para atingir o seu público, o tipo de conteúdo que você irá desenvolver, o cronograma de ações e as ferramentas de monitoramento mais adequadas para verificar o cumprimento do seu plano de marketing digital.
Gostou dessa dica? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo digital diretamente no seu e-mail.