Existem algumas sacadas que podem ajudar você quando o seu objetivo é aprender como melhorar as vendas do seu negócio. As dicas para impulsionar seus lucros são válidas independentemente de onde ocorra o processo — seja pela internet ou em meios físicos de venda.
As técnicas que você vai aprender podem ser aplicadas quando quiser, inclusive em momentos de crise. Entenda como deixar seu cliente mais disposto a realizar compras com as sacadas a seguir.
Conheça as bases de venda
Para vender um produto ou serviço é preciso desenvolver bem três aspectos que envolvem qualquer oferta: o produto, a apresentação e a distribuição. O produto é o que garante a sua oferta, por isso, deve apresentar boa qualidade. A apresentação consiste na forma como você comunica sua oferta para a audiência. Por fim, temos a distribuição que está diretamente relacionada à quantidade de pessoas que fica sabendo sobre o que é ofertado.
É preciso que estes três aspectos estejam alinhados para que a audiência sinta-se convidada a desfrutar dos produtos ou serviços. Funciona como a receita de um bolo. O produto é a massa, que precisa ser muito boa para ter sucesso. A apresentação faz o papel da cobertura, responsável por encantar os olhos do seu cliente. Já a distribuição está relacionada às pessoas para quem você oferece o bolo. Não adianta tentar oferecer um bolo para alérgicos ao glúten ou à lactose, por exemplo. É preciso oferecer o bolo para quem gosta e pode desfrutar daquele sabor.
Com as três variáveis trabalhando em sintonia fica muito mais fácil fechar qualquer negócio. Mas existem outras sacadas que vão ajudar você a aprender como melhorar as vendas.
Como melhorar as vendas com sua autoridade
Qualquer oferta ganha mais valor quando é disseminada por alguém que é considerado autoridade no assunto. Nós percebemos isso com frequência no no cotidiano. Você Já deve ter passado por alguma situação em que foi conselheiro, mas não foi levado a sério. No entanto, quando alguém de fora que tenha credibilidade no assunto dá o mesmo conselho, as pessoas ouvem e acatam.
Isso acontece por causa do gatilho da autoridade. Tendemos a acreditar em pessoas que consideramos mais sábias em um determinado assunto. Por isso, se você quer saber como melhorar as vendas, o primeiro passo é desenvolver sua autoridade no mercado em que atua. Comece estudando sobre o que é marketing de vendas e temáticas relacionadas para compartilhar informações com outros interessados.
Dê uma amostra do seu trabalho
Oferecer uma amostra do que a pessoa pode adquirir com o seu produto ou serviço é uma das formas mais eficientes de aumentar as vendas. Pois permite que o consumidor avalie e passe por uma experiência, além de estimular o desejo por mais do que foi provado.
Esta técnica funciona para qualquer produto ou serviço. Aplica-se ao setor alimentício, beleza e até serviços de informação. Um bom exemplo para este último segmento é disponibilizar alguns capítulos de livro ou guias digitais gratuitos. Lembre-se de que os conteúdos precisam ser criados com responsabilidade e qualidade. Assim fica mais fácil convencer as pessoas dos benefícios da sua oferta.
Não fale sobre o seu produto, fale sobre resultados
O foco das suas campanhas não deve ser as características isoladas do seu produto, mas os benefícios que elas podem proporcionar ao público-alvo. Ou seja, como o seu produto pode gerar impacto positivo na vida das pessoas. Por exemplo: se você vende um plano de emagrecimento, é mais fácil convencer os clientes apresentando os possíveis resultados do que apenas as características da dieta.
Prefira “o que você acha de emagrecer até 10kg em X dias” do que “ conheça uma dieta baseada na regulação de carboidratos que enxuga os quilos a mais”. Venda a transformação e não as características do produto.
Gostou das sacadas? Conta nos comentários sobre suas experiências de venda. Lembre-se que compartilhar conhecimento, além de ajudar outras pessoas, é abrir espaço para novos aprendizados!
Ola! Obrigado.Bom artigo.