Aprenda o Que É ROI

Aprender sobre as estratégias e o conceito de marketing é fundamental para investir nas decisões mais assertivas. Somente dessa forma, o empreendedor pode compreender quais escolhas dão melhores resultados e levam o negócios ao sucesso. Entre as opções certamente estará entender o que é ROI.

Você sabe o que é ROI?

Trata-se de uma sigla em inglês para “Return on Investment” ou “Retorno sobre Investimento”. Ele indica o valor que a empresa está ganhando ou perdendo em cada investimento realizado.

Além das campanhas de marketing, outras que visam lucro futuro também podem ser mensuradas, como treinamentos de vendas, aquisição de ferramentas de gestão, novas estratégias de fidelização de clientes etc.

Agora que você sabe o que é ROI, tem que saber como aplicá-lo

Para além de entender o que é ROI, precisamos compreender sua importância para as empresas. O cálculo permite obter um panorama assertivo das estratégias que estão dando certo e o que precisa ser mudado para conquistar resultados assertivos.

Quando se trata de marketing digital, o acompanhamento faz toda a diferença para verificar se o investimento tem sido bem-sucedido ou não. Isso porque as ações devem estar bem estruturadas de acordo com seu mercado, público-alvo e outros fatores relevantes. Por isso, acredito que seja fundamental o ROI para quem faz negócios na internet.

Ao fazer esse monitoramento, é possível identificar: maiores fontes de lucro, canais de comunicação mais eficazes, grau de alinhamento das campanhas com os resultados desejados, eficiência dos processos de vendas e do atendimento aos clientes.

Resumindo: o ROI é excelente direcionamento para seus investimentos. Para calcular o retorno sobre investimentos, você deve usar a seguinte fórmula:

ROI = (Lucro do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento
Lembrando que lucro de investimento não é o ganho total em vendas, mas sim a margem de lucro sobre cada venda, ok?

Torne sua análise mais assertiva

Para usar o ROI com mais assertividade, você deve desconsiderar alguns fatores que podem prejudicar os dados. É o caso das métricas de vaidade, que, em sua maioria, não ajudam a tomar decisões.

Por exemplo, você verifica o aumento do tráfego do seu site. Isso aponta que a estratégia adotada está funcionando. Mas você não deve se limitar somente a esse dado. São as conversões (leads gerados, clientes conquistados, entre outros) que indicam efetivamente o retorno sobre investimento.

Outro ponto importante é estar aberto a mudanças. O ROI pode apontar problemas nas suas estratégias e essa é uma oportunidade de melhorá-las e até trocá-las por opções mais assertivas. Usar os dados obtidos com eficiência é adaptar-se imedediatamente ao cenário de mudança.

Para fazer isso, sugiro que fique antenado ao mercado. Dados são apenas indicativos. Insights dependem do seu conhecimento sobre o segmento de atuação. Compartilhar as informações obtidas com sua equipe ajuda a elaborar estratégias ainda mais assertivas.

Espero que este post sobre o que é ROI tenha sido útil para você. Dúvidas e opiniões deixe nos comentários. E se quiser mais ter acesso a mais conteúdos como este, assine o canal da Ignição Digital no Youtube!

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