O WhatsApp é um verdadeiro fenômeno não é verdade? São mais de 430 milhões de usuários espalhados pelo mundo usando o app para se comunicar com familiares e amigos. Além disso, ele tornou-se uma ferramenta poderosa de vendas. Por esse motivo, saber as regras para grupo de vendas no whatsapp é muito importante para não afetar o seu negócio.
Portanto, se você também tem dúvida em como usar esse aplicativo ao seu favor, e não quer passar por problemas, veja as regras que preparei para te ajudar!
Regras para grupo de vendas no whatsapp
Embora muito útil para líderes, o uso do WhatsApp no trabalho exige cuidado com algumas regras para que a ferramenta não atrapalhe quando deveria ajudar.
1. Posso criar um grupo com a minha equipe?
Pode! O WhatsApp permite reunir várias pessoas em uma mesma sala de bate-papo, facilitando o contato entre elas ao mesmo tempo. Por isso, seu uso para a comunicação entre uma equipe de trabalho é interessante. Uma vez que permite que o líder coordene o time de uma maneira simples.
No entanto, é preciso ter atenção a alguns requisitos: o grupo da contabilidade, por exemplo, deve incluir todos os membros da contabilidade, uma vez que deixar determinado funcionário de fora pode causar constrangimentos.
2. Posso enviar mensagens fora do horário de expediente?
Graças à internet e à popularização dos smartphones, estamos conectados 24 horas por dia a todos os serviços disponíveis na nuvem, que vão desde as redes sociais aos e-mails, passando também pelo WhatsApp. O problema é que algumas pessoas têm dificuldade em entender que essa disponibilidade não significa uma jornada de trabalho estendida.
Assim como na vida real, o horário de folga da sua equipe deve ser sempre respeitado. No entanto, algumas demandas específicas e muito pontuais podem ser solicitadas fora do expediente.
3. Posso exigir a instalação do aplicativo?
A princípio, nenhum funcionário é obrigado a instalar o WhatsApp ou qualquer outro tipo de aplicativo de mensagens no seu aparelho pessoal. No entanto, 73% das empresas brasileiras, segundo a pesquisa da Embratel, oferecem celulares corporativos para os seus funcionários.
Como é um recurso da empresa, o aparelho pode vir com o aplicativo para uso corporativo. Tanto para abater os custos de operação (as mensagens enviadas e os telefonemas feitos via WhatsApp não são cobrados individualmente) quanto para garantir que um funcionário em trânsito possa ser acionado no momento adequado.
Agora que você já sabe como usar o WhatsApp no seu negócio, não deixe de conferir mais conteúdos matadores aqui no blog da Ignição Digital!