Atração, Retenção e Aquisição de Clientes: O Que Dá Mais Resultados?

atração, retenção e aquisição de clientes

Sempre que converso com algum empreendedor iniciante sobre atração, retenção e aquisição de clientes me deparo com a seguinte dúvida: o que dá resultado? Em quais destas ações de marketing o empreendedor deve focar para obter o sucesso em seu negócio?

Antes de dar a resposta definitiva para estas perguntas, acho muito importante que você, empreendedor, conheça os princípios de cada uma destas ações de marketing e possa entender a influência de cada uma sobre o seu faturamento. Confira!

Diferenças entre atração e aquisição de clientes

Quando falamos em atração de novos clientes muitos empreendedores entendem como a conquista de novos clientes para o seu negócio. Mas não é bem assim! A atração de clientes vai somente até a metade do caminho, quando você atinge uma parcela do seu público-alvo e a deixa interessada no seu conteúdo. As medidas de atração de clientes são os anúncios, links patrocinados, estratégias de SEO e marketing de conteúdo, por exemplo.

Mais complexa, a aquisição de clientes é um processo mais completo, que prevê a atração dos clientes, mas também a nutrição do relacionamento dos leads até o momento da conversão de venda. Por ser completa, é através da aquisição de clientes que podemos definir qual é o custo destinado à conquista de novos consumidores para a sua marca

Retenção de clientes: a chave da sustentabilidade do seu negócio

Adquirir novos clientes é fundamental, mas somente com isso é muito difícil que a sua empresa possa obter uma sustentabilidade a longo prazo. Reter os clientes é tão importante quanto prospectá-los.

Uma empresa com pouca ou nenhuma retenção de clientes demonstra que não está satisfazendo o seu público e precisa de ajustes. Seja na forma de apresentação do seu produto, na entrega da solução ou até mesmo no atendimento. A falta de retenção demonstra que há algum problema na solução apresentada pelo seu negócio.

Com isso, o custo de aquisição de clientes tende a aumentar, pois é preciso que a empresa aumente o valor gasto pelo cliente para compensar a falta de retorno à marca, prejudicando a sua competitividade no mercado.

Atração, retenção e aquisição de clientes: onde investir?

Para conquistar um sucesso duradouro é preciso que a sua empresa tenha estes três fatores muito bem equilibrados. Os investimentos em atração e aquisição de clientes são mais importantes no início dos negócios, já que é preciso conquistar o próprio espaço no mercado. Contudo, a partir do momento que a sua empresa possui o primeiro cliente, é necessário investir na retenção.

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