Eu sei que esse não é o seu caso, mas talvez você conheça alguém que acredita que ter um site é o suficiente para dizer que “está na internet”.
Muita gente sabe que só isso não adianta, e que é preciso criar conteúdos relevantes para que o seu site seja uma plataforma de relacionamento com a audiência, mas… o que acontece quando você não tem sua própria audiência?
O que uma empresa ou profissional sem audiência precisa fazer para ganhar público na internet?
É sobre isso que vamos conversar hoje. Saiba como atrair público para o seu site.
Neste conteúdo
– Como iniciar a divulgação de seu conteúdo mesmo sendo um iniciante na internet: confira as diversas técnicas
– Planejando a abordagem da divulgação
O novato da área
Se você é novo na internet, mas bastante conhecido offline no seu setor de atuação, suas dificuldades serão menores. Se você for, no entanto, iniciante nos dois meios, na sua área e na internet, as coisas ficam mais complicadas…
A vantagem é que algumas técnicas simples podem lhe ajudar bastante – quando bem aplicadas – e as opções são bem variadas.
1- Mídias sociais
É impressionante como bons conteúdos podem ser divulgados em um curto espaço de tempo. No entanto, é preciso que o conteúdo seja realmente muito bom. Além disso, se você ainda não tem público, a escolha do local em que o conteúdo será compartilho é algo fundamental. Afinal de contas, não adianta divulgá-lo para as paredes.
É por isso que as comunidades são muito importantes. Elas servem como um centro de ajuda de pessoas que têm o mesmo objetivo, e achar a comunidade certa pode fazer com que o seu conteúdo se propague de uma maneira bem eficaz.
2- Investindo em anúncios
Facebook Ads, Google Adwords e Tweets Patrocinados podem ser boas maneiras de conquistar uma audiência. Claro, isso envolve alguns custos adicionais, mas o retorno pode ser muito bom. No entanto, certifique-se de que o seu site está pronto para receber esses visitantes da melhor maneira possível.
Ele está lento? Tem um bom número de conteúdos? Os assuntos realmente estão muito bem trabalhados?
Claro, a segmentação das campanhas deve ser levada em consideração, assim como o conteúdo escolhido para capturar a atenção do seu mais novo visitante.
3- Apresentações em conferências
Esse passo pode ser um pouco mais complicado, no entanto, compensa bastante. Caso você domine bem o assunto do seu segmento, aparecer diante uma platéia aumentará o seu prestígio online. Mas como isso acontece?
Prioritariamente, de duas formas:
– Pela divulgação online do evento
– Pela qualidade da sua apresentação, que fará com que você seja procurado no meio online
Outra forma de fazer isso é simulando a mesma situação de uma conferência, desta vez com um hangout, participando em conjunto com outros especialistas. Com cada um dos profissionais fazendo a divulgação, as chances de você alcançar um novo público são maiores.
4- Entrevistar e ser entrevistado
A essa altura eu tenho certeza que você percebeu que eu entrevisto vários empreendedores. Eu faço isso por alguns motivos:
– Entregar ao meu público um conteúdo útil. Eu realmente espero que ele consiga extrair informações importantes para o seu negócio após assistir a uma das minhas entrevistas.
– Aprender com os outros é algo que eu não canso de fazer. Sempre aprendo algo quando faço essas entrevistas, então elas são benéficas para você e para mim.
– Ao entrevistar empreendedores de sucesso, sejam eles pessoas que já fizeram milhões ou estão começando do zero, eu consigo atingir uma nova audiência e, ao mesmo tempo, aumentar minha autoridade. As pessoas que foram entrevistadas vão divulgar a entrevista em suas listas de email e redes sociais, e isso aumenta bastante o meu alcance.
Vale lembrar que ser entrevistado também é importante, e depois de gravar diversos vídeos, com entrevistas ou sacadas, as propostas de entrevista acabam aparecendo naturalmente, e isso também vai acontecer com você, assim como as propostas para participar de um evento como palestrante.
Se você quer saber com detalhes por que eu entrevisto outros empreendedores, tem um vídeo que eu falo sobre como entrevistas são boas para fazer networking.
5- Guest Post
A técnica consiste em escrever um artigo para outro blog ou site, assinando com o seu nome e inserindo um link para o seu site. O ideal é que você escreva para um veículo que trate de assunstos relacionados ao seu.
Por exemplo, se você é expert em técnicas de tráfego pago, escrever em um site de empreendedorismo é completamente aceitável, pois você pode mostrar aos empreendedores como eles podem ganhar público através da internet.
Muitas vezes o Guest Post é algo recíproco. Se você escreve para o blog do José, é provável que José também queira escrever para o seu blog.
Planejando a abordagem
Você não pode adotar todos esses métodos de uma só vez. O ideal é que escolha 1 ou 2 e foque somente neles por um tempo.
Isso fará com que você não faça tudo com uma qualidade meia-boca e, ao mesmo tempo, permite que você atue de duas maneiras diferentes.
No entanto, muito cuidado ao escolher o método. Se você consegue escrever melhor do que faz um discurso, investir em participar de palestras logo no início pode não ser uma boa opção.
É preciso ponderar o tamanho da divulgação que você quer fazer e levar alguns pontos em consideração, como a relevância do conteúdo que você está distribuindo para o público de um site que não é o seu, como no caso do guest post.
Além de tudo isso, tenho algo muito importante para te dizer. Seus esforços não darão muitos frutos se você não tiver como entrar em contato com as pessoas que consumiram os seus conteúdos. Estabelecer uma relação é necessário, e você pode fazer isso criando uma lista.
Saiba mais detalhes sobre por que você deve criar uma lista de email
Recapitulando
– Você precisa divulgar o seu conteúdo para uma audiência disposta a consumir o assunto que você oferece
– Existem várias formas de oferecer e disponibilizar esse conteúdo, mas você não pode executar todas elas de uma só vez. Escolha as que mais combinam com o seu perfil, principalmente se você for um iniciante.
– Planeje sua abordagem com cuidado. Tudo tem que ser estudado: público, suas habilidades e as necessidades de sua empresa ou perfil profissional.
Valeu Érico!
Muito bom o conteúdo!
Perfeito e prático Érico!