Todo empreendedor deve conhecer os indicadores para avaliar a rentabilidade e saber como está a saúde financeira da sua empresa. O cálculo de margem é um dos mais importantes, porque traz o quanto de lucro você efetivamente está obtendo. Neste post, eu vou contar mais para você sobre o assunto e ensinar como fazer essa análise. Vamos lá?
Tipos de cálculo de margem
Existem três tipos de cálculo de margem: a bruta, a líquida e a de contribuição. Cada uma delas deve ser empregada em um contexto e requer fórmulas diferentes para serem obtidas. Vamos conferir quais são essas características?
Margem Bruta
Margem bruta indica a rentabilidade do seu negócio, ou melhor, qual porcentagem de lucro que você obtém a cada venda. É importante fazer essa análise porque nem todos os seus produtos podem apresentam a mesma margem e isso talvez seja sinal de que você precisa mudar suas estratégias. Além disso, esse fator deve ser considerado ao precificar suas mercadorias.
Mas é importante não confundir margem bruta com lucro. Este último diz respeito ao valor total por cada venda, ou quanto sobra com a venda de cada produto após descontar os custos envolvidos na sua produção e comercialização – como gastos com matéria-prima, manutenção da fábrica, frete, serviços entre outros.
A fórmula para calcular a margem bruta é:
Margem Bruta = Lucro Bruto / Receita Total X 100
Margem Líquida
Margem líquida é o lucro líquido da empresa para cada real em receita. Resumindo: diz respeito à quantidade de dinheiro lucrado a cada real de receita obtido depois de descontados todas as despesas e impostos. Exemplo: se a sua empresa registro lucro líquido de 10, isso significa que para cada 100 reais recebido, houve lucro líquido de 10 reais.
Portanto, para calcular a margem líquida, você deve empregar a seguinte fórmula:
Margem Líquida = Lucro Líquido / Receita Total X 100
Margem de Contribuição
O último tipo de cálculo de margem é a de contribuição. Relativa ao preço do produto, indica quanto o negócio gera de recursos para destinar às despesas fixas dos seus produtos e ainda obter lucro.
Para calculá-la, você deve usar a fórmula seguinte:
Margem de Contribuição = Preço – Custos e Despesas Variáveis da Venda
Se o resultado dessa equação for um valor superior ao total das despesas fixas, isso significa que sua empresa está apresentando lucro. Do contrário, se for inferior, é sinal de prejuízo. Mas para chegar a essa conclusão, é necessário avaliar os dados em conjunto porque individualmente podem indicar estratégias da empresa ou a margem de um produto pode equilibrar a do outro.
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Deu para entender o que é cálculo de margem – bruta, líquida e de compreensão? Agora, coloque em prática para obter melhor panorama sobre seu negócio!
Até a próxima!