Benefícios da Inteligência Emocional no Trabalho

Benefícios da Inteligência Emocional no Trabalho

Se você está estranhando o termo e se questionando porque vou falar de inteligência emocional no trabalho, saiba que esse conceito, estudado de maneira ampla por psicólogos e pesquisadores, pode ser a chave de sucesso para você e toda sua equipe.

Ainda não está convencido? Pois bem, falei há algum tempo sobre a arte da persuasão e o que define uma pessoa persuasiva e expliquei que isso é essencial para ter sucesso em seu empreendimento ou para motivar e conquistar a confiança seus colaboradores e também de seu público. Certo?

Acredite quando eu digo que uma pessoa só pode ser persuasiva e ter sucesso se tiver inteligência emocional. Um psicólogo estadunidense, Daniel Goleman, afirmou em 1995 que era possível analisar uma pessoa apenas realizando observações sobre o modo como ela desenvolve seu pensamento ou completa uma série de equações que parecem não ter ligação direta uma com a outra.

Isso quer dizer que, pessoas com Inteligência Emocional são capazes de tomar decisões mais rápidas e assertivas, se comparadas com quem não desenvolveu essa habilidade.

A inteligência emocional no trabalho me ajudará?

Sim! Profissionais que sabem controlar suas emoções e não se desesperam nem se exaltam com facilidade tem chances maiores de enfrentar desafios, cumprir tarefas, se manterem focados e conquistar novos cargos.

E isso tem uma explicação científica. Toda decisão que tomamos passa primeiro por uma área do cérebro que conhecemos como amigdala, exatamente o local onde todas as emoções são armazenadas. Só depois disso, a parte racional é acionada.

Resumindo, antes mesmo de seu cérebro pensar racionalmente, suas emoções já foram acionadas e você já tem a decisão tomada.

Benefícios da inteligência emocional

Para os líderes, a Gestão de Funcionários deve ser eficaz e assertiva para retirar de cada colaborador tudo o que ele pode oferecer e assim criar uma equipe engajada, amplamente conectada e que entregue resultados cada dia melhores.

A inteligência emocional permitirá que você consiga conversar com cada colaborador de maneira que extraia dele seus pontos fortes e fracos e possa trabalhar cada um com o intuito de melhorar seu posicionamento e trabalho.

Além disso, entre os outros benefícios estão o foco e a concentração ampliada, já que você dificilmente se preocupará com assuntos e conversas que não dizem respeito ao seu trabalho e também terá maior discernimento para resolver problemas profissionais sem que eles atinjam seu lado pessoal.

Automotivação

Profissionais da área já sabem que colaboradores que se conhecem profundamente são capazes de reconhecer sentimentos em outras pessoas e evitar conflitos, um ótimo benefício da inteligência emocional no trabalho. Isso permite que você saiba exatamente o que deve fazer para se motivar em alguma tarefa e como se manter mais tempo feliz com o que faz.

Além disso, o você passará a agir de maneira mais coletiva e se preocupará em criar um ambiente harmonioso, que melhorará a motivação de todos que o cercam. É o que conhecemos como relacionamento interpessoal.

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