O Brand Awareness, também chamado de consciência de marca, é a forma como aquela determinada marca é lembrada e reconhecida pelo público.
Ou seja, medir esse reconhecimento é muito importante para entender como está o posicionamento da empresa perante os consumidores.
O que é Brand Awareness?
O Brand Awareness mede o nível de reconhecimento de uma marca. Ele é considerado uma métrica do marketing e pode ter níveis elevados ou não.
Um exemplo de bom brand awareness é o fato de associarmos a marca “Post It” com os blocos de notas adesivos. Assim como não falamos “hastes de algodão flexíveis”, mas, sim, “Cotonetes”.
Outras formas podem ser representadas quando conseguimos ligar facilmente símbolos ou alguma característica dos produtos à marca.
Dessa forma, analisando o Brand Awareness, é possível verificar o quanto e como a sua empresa está associada ao que oferece (serviços e/ou produtos).
Os níveis de Brand Awareness
Há níveis de Brand Awareness que medem essa relevância da marca/empresa com o público. Veja os tipos:
- • Unware of Brand — o menor nível possível, em que os consumidores não conhecem as marcas do setor;
- • Brand Recognition — quando há o conhecimento da marca, mas ela só é lembrada se alguém questiona sobre conhecer alguma empresa daquele segmento;
- • Brand Recall — aqui, a marca é lembrada ao citar outra marca. Por exemplo: ao questionar se a pessoa conhece marcas de refrigerante, como a Pepsi, ela responde que sim, conhece a Pepsi, a Coca-Cola, Guaraná, etc;
- • Top of mind — são as marcas que são facilmente lembradas e as primeiras a serem citadas pelos consumidores. Entram aqui, também, àquelas que são usadas para se referir a determinados produtos, como foram os casos já citados anteriormente (post it e cotonetes).
Como aumentar o Brand Awareness de sua empresa?
Agora você conhecerá as dicas para tornar sua marca memorável e conseguir aumentar a consciência de marca. Confira:
- 1. crie programas de fidelidade, pois eles ajudam a reter os clientes e faz com que se tornem fiéis à empresa, o que aumentam as chances de fazer bons elogios públicos e até mesmo indicar a marca;
- 2. crie programas de indicação também. Por exemplo, você pode oferecer brindes ou serviços gratuitos sempre que o cliente indicar alguém;
- 3. tenha uma personalidade e faça com que o discurso e o visual conversem entre si. Isso ajuda na memorização e na caracterização da marca, sendo mais facilmente lembrada;
- 4. crie algo personalizado e próprio. O logo de sua empresa deve mostrar a identidade da marca, além de coincidir com a personalidade de seu público-alvo;
- 5. aposte em parcerias — principalmente nos dias atuais, em que Youtubers, blogueiros e personalidades do Instagram estão em alta. Procure por aqueles que têm relação com o que sua empresa propõe e prepare-se para expandir o alcance e ganhar reconhecimento;
- 6. patrocine também eventos e entre como empresa parceira em projetos com outras marcas que tenham a mesma filosofia que você. As chances de aumentar seu alcance são altas;
- 7. aposte em marketing de conteúdo e práticas de SEO. Isso ajuda a melhorar o posicionamento de suas páginas na internet, fazendo com que sejam mais vistas e conhecidas pelo público. Além, é claro, de fornecer conteúdo de qualidade.
Por que o Brand Awareness é importante?
Agora que entendeu o conceito deste termo, veja os motivos pelos quais analisar essa métrica em sua empresa e obter bons resultados com ela é importante:
- • ajuda a aumentar a visibilidade da marca e, consequentemente, suas vendas;
- • aumenta as chances de se tornar referência no setor;
- • auxilia a melhorar as campanhas de marketing, oferecendo resultados ainda mais positivos;
- • aumenta o alcance;
- • favorece o crescimento da empresa.
Coloque todo o seu conhecimento sobre Brand Awareness em prática e veja seus resultados melhorarem!
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