Quando a intenção é trabalhar a marca de uma empresa, não tenha dúvidas: o empreendedor precisa recorrer ao famoso branding marketing. Mas você sabe o que é isso? Aliás, esse termo existe?
Para que possa compreender melhor o assunto, vou explicar o significado desses termos, esclarecer as diferenças entre eles e apontar as principais vantagens do branding para o seu negócio.
O termo branding marketing existe?
Na realidade, falar branding marketing pode ser considerado um equívoco, pois o conceito de branding está dentro do marketing, que tem diversas outras abordagens. Logo, não é necessário usar as duas palavras juntas.
Então, o que é branding?
Para explicar o que muitos chamam de branding marketing, pense na marca mais famosa de sabão de roupa. Sabe o que te fez lembrar rapidamente de uma empresa específica? Provavelmente foi o bom trabalho de branding realizado por essa companhia!
Isso acontece porque o branding, que significa a criação de uma marca, tem exatamente esse propósito. Ele visa melhorar a imagem de uma empresa, elaborar uma identidade visual e estabelecer valores que serão defendidos internamente e socialmente.
O branding dá essência ao que antes era apenas um nome e, assim, a companhia passa a ser reconhecida e entendida não só como uma marca, mas também por seu “estilo de vida”, pois é isso o que o branding “vende”.
Principais diferenças entre branding e marketing
Se você já sabe o que é marketing e compreendeu o significado de branding, será fácil notar as diferenças entre esses dois.
Ao passo que o primeiro está focado no processo de compra e venda de produtos e serviços, o que também inclui a imagem de uma empresa perante aos consumidores, o segundo, ou seja, o branding, está muito mais ligado à gestão da marca.
Além disso, enquanto o marketing sempre busca a compreensão dos hábitos de consumo e do público-alvo, com o intuito de atingi-los, o branding visa a construção de uma cultura organizacional e de um posicionamento específico, que é justamente o que vai ligar a empresa ao “estilo de vida” já comentado.
Vantagens de investir em branding
É claro que a principal vantagem do branding está relacionada à criação de uma boa reputação para as empresas, ou seja, de uma boa percepção das pessoas sobre elas. Contudo, ele pode proporcionar muito mais do que isso.
Veja as vantagens de investir em branding que considero mais importantes:
- Cria um DNA para a empresa;
- Estabelece um propósito;
- Gera mais visibilidade;
- Facilita vínculos com consumidores por meio da identificação de valores;
- Faz a marca ser lembrada e, por vezes, se tornar referência em determinados assuntos;
- Diferencia a empresa dos concorrentes;
- Fideliza clientes;
- Aumenta o faturamento.
Gostou da explicação? Então confira também o segredo dos vídeos que emocionam. Além de vender produtos, eles podem contribuir com o branding marketing da sua empresa. Confira!