Business Coach — Será Que Você Precisa de Um?

Business Coach — Será Que Você Precisa de Um?

O business coach — ou coaching de negócios, em português — é um processo que visa aumentar o desempenho interno de uma empresa a curto e médio prazo. 

As empresas custam contratar esse profissional capacitado para diagnosticar o que dá certo e o que não dentro do ambiente organizacional e, assim, traçar um plano de ação eficiente, com metas e objetivos atrelados aos colaboradores. 

Neste artigo você aprenderá:

  • – para que serve o business coach;
  • – como saber se a sua empresa precisa de um;
  • – coach e consultor é a mesma coisa?;
  • – os pilares do coach.

O que é e para que serve o business coach?

Quem contrata um business coach deseja expandir e encontrar soluções positivas para a sua empresa. Esse profissional não só analisa todos os fatores internos que influenciam uma organização, mas, também, ajuda os gestores a desenvolverem suas lideranças de maneira mais eficiente. 

Portanto, o business coach poderá auxiliar e trazer benefícios em:

  • – descoberta de novos investimentos;
  • – aumentar a utilização e aproveitamento de recursos existentes;
  • – motivação dos colaboradores para terem uma alta performance;
  • – reduz o turnover de funcionários;
  • – melhora o trabalho em equipe;
  • – outros.

O trabalho desse profissional pode ser semanal ou quinzenal e, em média, dura um total de seis meses. Costuma-se dizer que eles dividem suas assessorias em sessões, ou seja, pacotes de análise. 

Nas primeiras semanas, a sessão é de conhecimento do negócio. Por isso, ele irá avaliar e identificar uma possível definição de metas. 

Posteriormente, com o entendimento dos processos, o coaching de negócios começa a traçar um plano de ação, sendo o seu papel fundamental para o crescimento rápido do negócio. 

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a Matriz SWOT. Essa é a ferramenta-chave para o profissional, uma vez que é o principal instrumento de conhecimento interno de qualquer empresa.

Como saber se a minha empresa precisa de um business coach?

Os empresários costumam contratar um business coach por dois motivos:

  • – ajuda: quando detectam que precisam de um auxílio profissional para crescer ou resolver algum tipo de problema, por exemplo. Geralmente, a ajuda pode ser no geral, envolvendo qualquer questão interna;
  • – crise: muitas empresas se veem em crise e recorrem a ajuda do coach para saírem do prejuízo sem se prejudicarem ainda mais.

É comum, ainda, uma organização contratar o profissional e acabar descobrindo que, na verdade, o problema para a questão que foi contratado é outro. 

Por exemplo, uma empresa pode ter uma alta rotatividade e achar que a solução está no recrutamento mais específico de colaboradores. Mas, na verdade, pode estar nas condições internas que oferece ao seus funcionários, como estrutura, benefícios e outros. 

Além disso, muitos costumam afirmar que para ter um auxiliar de negócios, basta ter uma empresa. Afinal, sempre haverá questões a serem resolvidas. 

Coach e consultor de empresa é a mesma coisa?

Há quem pense que coach e consultor é a mesma coisa. Afinal, é?

É comum contratar consultores de empresa quando o negócio já tem um histórico de atividade em longo prazo. Desta forma, propõe soluções de melhorias e potencializam resultados com base no que deu e não certo. 

Já o coach, é um novo termo que surgiu no mercado e tem uma abrangência diferente. Eles não buscam solucionar problemas, mas, sim, mostram aos seus clientes o que pode ser feito, com base em perguntas e análises. 

Além disso, coaches focam no potencial humano, por isso, são capazes de reduzir a alta rotatividade e motivar cada vez mais os funcionários, por exemplo.

Pilares do coach

O coach é uma nova atividade que está fazendo muito sucesso no mercado. Independentemente de qual for o segmento — negócios, pessoal, alimentação, etc — existem pilares que abrangem toda e qualquer atividade de coaching. 

São eles:

  • – experiência: o coach mostrará com base em análises do que observou e quais são os mecanismos para o cliente atingir o seu potencial;
  • – técnicas ou metodologias: o seu poder de investigação, pesquisa e abordagem faz com que os clientes enxerguem problemas que jamais tinham sido vistos antes;
  • – competências: por meio de uma visão macro ele encoraja e engaja mudanças significativas.

Conclusão

Hoje você aprendeu o que é e para o que serve o business coach. Viu quais são os principais benefícios e vantagens para quem implementa esse profissional em sua empresa, como saber se o seu negócio precisa de um e a diferença entre um consultor e um coach. 

Ficou ciente também que independentemente da atividade do coach, existem pilares base para o processo dar certo. Por isso, não importa se você necessita de ajuda profissional e o seu colega, pessoal, por exemplo. A base sempre será a mesma!

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