O modelo de aprimoramento pessoal, conhecido como Canvas Pessoal, tem origem no famoso projeto Business Model Canvas, criando para guiar o avanço de empresas. Contudo, quando tratamos da estratégia de crescimento individual e profissional, também são estabelecidos objetivos e passos que devem ser seguidos para um avanço.
Quer saber mais sobre o tema e aprender a como traçar e desenvolver sua carreira profissional? Então continue lendo este artigo!
Benefícios do Canvas Pessoal
O objetivo focal do modelo do Canvas Pessoal é auxiliar o profissional a identificar habilidades e recursos que possui para obter desenvolvimento profissional. Por meio da ferramenta do Canvas, fica mais fácil perceber com clareza quais aspectos mais influenciam diretamente na sua atuação e enxergar possíveis passos para alcançar melhorias.
A estratégia individual do conhecida originalmente como “Business Model You”, é constituída por nove etapas que ajudaram a você fazer uma autoanálise.
1. Faça uma análise de si mesmo
O primeiro passo deve ser responder a questão: quem é você? Elenque quais são seus interesses, habilidades e talentos. Faça uma análise verdadeira sobre tudo o que você tem de experiência na sua área de atuação.
2. Elenque suas principais atividades diárias
Quais atividades você exerce diariamente? Liste todas e faça uma análise crítica sobre cada uma dessas ações. Isso é importante para entender o que precisa ser melhorado.
3. Clientes
Analise quais são os clientes que dependem dos seus trabalhos e responda a questão: a quem meu trabalho se reporta?
4. Contribuição
O quarto ponto do seu Canvas Pessoal é responder a questão: de que forma seus serviços contribuem? Como agregam valor e trazem benefícios para a empresa? Atendem às necessidades dos clientes?
5. Canais de Comunicação
A comunicação eficiente é um ponto-chave de qualquer negócio. Sabendo disso, responda como os clientes chegam até você? Como você entrega os produtos e serviços? De que forma você sabe se o cliente está ou não satisfeito com o seu trabalho?
6. Relacionamento
Como é o relacionamento com seus clientes? Como é mantida a relação com as pessoas que já fecharem negócios com você? Quais estratégias você adota para ter uma boa relação?
7. Parcerias
Para realizar um trabalho eficiente, é importante estabelecer parcerias. Diante disso, quais são seus parceiros? De que forma eles auxiliam nas suas atividades?
8. Ganhos
Quanto você ganha pelos seus serviços? Acha que é suficiente? Faça uma analise geral dos valores recebidos e entenda se para recebê-los você precisa abrir mão de outras questões, como de sua qualidade de vida.
9. Investimentos
Quanto que você gasta para ocupar a sua posição profissional? Saiba que custos você tem como cursos de especialização, treinamentos, internet, telefone e até roupas específicas para o ambiente de trabalho, contam. A partir disso, fica mais fácil analisar se o valor remunerado vale a pena.
Gostou das nossas dicas sobre o Canvas Pessoal? Comente e compartilhe este artigo! E não esqueça de sempre acompanhar as novidades do Ignição Digital!
Otimo. estou fazendo o meu.