Todo empreendedor se questiona se o seu negócio é viável, se tem público e se fará “sucesso” no mercado. Por isso mesmo, planejar cada etapa antes de abrir efetivamente a empresa é essencial para garantir a assertividade, especialmente quando falamos da estruturação do negócio. Para ajudar, o Canvas Sebrae foi criado .
Independente do tipo de empreendedor que é, a ferramenta é bem intuitiva e pode ser utilizada até mesmo por quem já tem um modelo de negócio e precisa alterá-lo ou por quem ainda não tem essa definição pronta. Saiba mais!
O que é o Canvas Sebrae?
A ferramenta desenvolvida pelo Sebrae é também conhecida como Business Model Canvas (Quadro de Modelo de Negócios). Na verdade, podemos entendê-lo como um mapa visual com nove blocos.
Alexander Osterwalder foi quem propôs o primeiro Canvas, tendo como base um outro modelo de negócio, o Business Model Ontology. Para ele, sempre que alguém tem uma espécie de “impressão” de suas atividades, melhor consegue analisar tudo o que precisa fazer.
Com o Canvas Sebrae o empreendedor tem um mapa com nove blocos, que falarei com mais detalhes a seguir.
Como se divide o Canvas Sebrae
Entre os nove blocos desse modelo de planejamento de negócio estão a proposta de valor, canais, segmentos de clientes, atividade-chave, parcerias principais, recursos principais, fontes de receita e estrutura de custos.
Juntas elas desenham a conceitualização do seu negócio, assim como a forma com a qual você pode gerar valor e operar, já que seus principais processos e fluxos são melhor definidos.
- Segmento de clientes: nesse bloco é possível organizar e definir quais segmentos de clientes serão seu foco;
- Proposta de valor: responsável por organizar tudo o que sua empresa pode oferecer aos clientes e que realmente tenham valor;
- Relacionamento com clientes: como o nome já diz, traça o modo como sua empresa realizará a comunicação, de acordo com o segmento de clientes;
- Canais: Nesse bloco é organizado o modo como o cliente compra seu produto ou serviço, incluindo, como ele o recebe;
- Recursos principais: aqui será colocado tudo o que precisa para que as atividades sejam realizadas;
- Atividade-chave: tudo o que é preciso fazer para que a Proposta de Valor seja entregue;
- Fontes de Receita: todas as maneiras com as quais obtém receita através da proposta de valor;
- Parcerias Principais: aqui são listadas as atividades realizadas por terceiros e que são adquiridos fora de sua empresa;
- Estrutura de Custos: Neste bloco é preciso que você insira todos os custos relevantes, que fazem com que sua proposta de valor se mantenha.
Agora que você já sabe mais sobre o canvas sebrae, que tal conhecer as 5 habilidades de um empreendedor de sucesso?