Depois de tantos anos lidando com pessoas que querem abrir um negócio, percebi que aqueles que possuem espírito empreendedor costumam se destacar mais à frente de uma empresa. Mas não é porque você não nasceu com o perfil de um empreendedor nato que não possa ser um.
Veja a lista a seguir, com as características de quem tem espírito empreendedor, e comece a desenvolver tudo aquilo que ainda não tem.
1. Oportunismo
O empreendedorismo é oportunismo! É saber aproveitar as oportunidades de mercado que ainda não foram exploradas, é transformar uma simples ideia em um negócio rentável e, mais do que isso, é ter uma visão criativa sobre o que pode ser feito.
Caso ainda não seja oportunista nesses sentidos, comece a prestar mais atenção na área que quer atuar, veja o que já tentaram, o que deu certo, o que deu errado e atualize-se sempre!
2. Atitude
Não adianta ter a ideia, saber o que, como e quando fazer, sem ter atitude. É essa a característica que faz as pessoas tirarem os planos do papel e começarem um negócio totalmente do zero.
Sem coragem para dar o primeiro passo, ninguém vai a lugar nenhum. Portanto, se você está inseguro, comece a estudar melhor o seu projeto e tenha a atitude de sair do lugar, mesmo que aos poucos.
3. Confiança
O novo costuma assustar muitas pessoas. Porém, quem tem ou deseja ter um espírito empreendedor não pode transparecer isso. Construir confiança é necessário para mostrar ao mundo que a sua ideia vai dar certo, afinal, se você não acredita na própria empresa, quem vai acreditar?
Para aumentar a confiança, é preciso ter objetivos e saber quais os melhores caminhos para obtê-los. Então, defina isso, crie um plano de negócios, determine metas alcançáveis e mostre a todos que você confia na sua ideia.
4. Liderança
Sem uma boa liderança é muito difícil construir algo duradouro. Isso acontece porque as pessoas precisam ser orientadas e, por vezes, motivadas a acreditarem que, mesmo em situações ruins, o sucesso pode ser alcançado. Por isso, a liderança é uma das características mais fortes em quem tem espírito empreendedor.
Se quiser desenvolvê-la, comece a trabalhar a sua autoridade, o modo como se relaciona, como se comunica e também como percebe cada pessoa, pois terá que lidar com talentos e personalidades bem diferentes.
5. Curiosidade
Ao meu ver, a curiosidade é o que move muitos empreendedores. Com ela você pode descobrir novas possibilidade, conhecer diferentes tecnologias, fazer parceiros, desenvolver outros produtos e, com isso, ter soluções e ideias inovadoras para o negócio.
Sendo assim, para conquistar um espírito empreendedor, desperte o seu lado curioso e sempre busque novos aprendizados.
Se quiser começar a desenvolver isso agora, continue navegando pelo meu blog e veja cinco livros sobre empreendedorismo que você precisa ler em 2017!