É inegável que o universo digital ganhou espaço, tanto na vida pessoal das pessoas quanto na empresas. Ele está tão próximo de todos que existe um termo que representa esse movimento: o cibridismo.
Sendo a união das palavras “cyber” e “híbrido”, o cibridismo significa que o mundo é on-line e off-line. Isso é ótimo e representa muitas oportunidades para os negócios, já que existem vários canais que podem ser usados para atrair a audiência e fazer a divulgação de algo.
Neste artigo, você irá saber mais sobre:
- • o que é cibridismo;
- • as vantagens desse conceito;
- • o que isso significa para o marketing digital.
Boa leitura!
O que é cibridismo?
Para entender melhor o que é cibridismo, basta olhar um pouco para o passado recente. Há trinta anos, a vida de todos era, predominantemente, off-line. Naquela época, os canais de comunicação eram a mídia imprensa, o rádio e a televisão.
Depois, houve um tempo em que as pessoas utilizavam o computador para se informar e se comunicar. O avanço era nítido, já que um novo meio começava a se propagar: a internet.
Agora, como boa parte dos indivíduos utiliza o celular todos os dias,não é mais possível determinar quando estão on-line ou não. Não existe mais estar ON ou OFF, pois ON e OFF estão juntos ao mesmo tempo, como afirmou a especialista em marketing digital Martha Gabriel.
Há vários exemplos do cotidiano que comprovam isso. Muitas pessoas, atualmente, assistem à televisão enquanto mexem no celular para responder mensagens de amigos. Da mesma forma quando alguém visualiza um anúncio na rua e depois procura a empresa na internet.
Quais são as vantagens de apostar no cibridismo?
A primeira vantagem de apostar no cibridismo é que essa tendência chegou para ficar. Ela é uma realidade que só tende a se expandir. Ou seja, é mais fácil aumentar o número de pessoas que têm acesso à internet do que a quantidade de pessoas que abandonem a rede.
Afinal, estar conectado trouxe muitos benefícios a todos. Na internet, é possível solicitar vários serviços de forma rápida, prática e sem sair de casa, como reservar hospedagens em hotéis, alugar carros, pedir comida, marcar consultas médicas e muito mais. Em poucos minutos, o usuário pode até mesmo pagar contas e até fazer transações, sem nem precisar ir a um banco.
Diante desse cenário, as empresas que já investem no digital tem a ganhar. Como a internet é um meio mais barato, pois não envolve muita estrutura e os canais de anúncios têm valores mais baixos que a mídia off, fica mais fácil expandir o negócio e divulgá-lo para um número maior de pessoas, em menos tempo e com menos investimento.
Porém, além da grande audiência, existem várias formas de atingir e persuadir o público por meio do marketing digital.
Como usar o cibridismo no marketing digital?
O cibridismo faz parte da realidade atual de grande parte do mundo, mesmo que as pessoas ainda não saibam que são “cibridas”.
Alguns comportamentos que demonstram isso são: o vício nas buscas on-line — inclusive para resolver problemas do dia a dia —, vídeos como pílula contra o tédio e o aumento de indicações de produtos e serviços para outras pessoas.
Todas essas situações podem ser aproveitadas pelo marketing digital. Além disso, uma das dicas de ouro nessa área de atuação é conseguir ficar bem posicionado nas buscas do Google. Isso porque é um comportamento do usuário fazer as buscas orgânicas.
Sendo assim, o indicado é investir em técnicas de SEO, por exemplo. Veja alguns pontos que seu site deve seguir como boas práticas:
- • criar conteúdo de qualidade com palavras-chave bastante procuradas;
- • ter URLs amigáveis;
- • colocar títulos nas páginas;
- • ter meta description;
- • criar um sitemap;
- • fazer linkagens internas dentro do seu próprio site;
- • ter certificação de segurança SSL/HTTPs;
- • e muito mais.
Outro exemplo de como aproveitar o cibridismo no marketing é voltar a atenção para os vídeos. Esse canal é uma realidade que só tende a crescer. De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Google, o número de visualizações dos conteúdos nesse formato aumentou 165% no Brasil nos últimos cinco anos.
Juntamente com os podcasts, eles não precisam de atenção exclusiva, o que os faz ser tão interessantes. Os usuários podem consumir os materiais dinâmicos enquanto se deslocam de um lugar a outro ou desempenham alguma atividade — o que é uma característica forte de quem vive no mundo on e off.
Esses conteúdos podem ser inseridos dentro de uma estratégia de inbound marketing, na etapa de fundo de funil. Como nessa fase o público já está mais consciente, os vídeos e podcasts são mais atraentes para consolidar o relacionamento com a marca.
Outra característica do cibridismo é a socialização das opiniões e referências individuais. Antes, se alguém consumia algo que gosta, era natural que indicasse para familiares e amigos.
Na internet, isso ganhou uma proporção muito maior por conta das redes sociais e sites especializados em indicações. Qualquer consumidor pode escrever na rede como foi a experiência em determinado estabelecimento, o que o torna um divulgador de informação.
Quanto a isso, o marketing pode ser um aliado para melhorar a imagem das empresas nas redes sociais e no próprio site. Afinal, de acordo com pesquisa do CNDL/SPC, 97% dos internautas busca informações na internet antes de fazer uma compra.
Conclusão
Como visto, o cibridismo é um termo que se refere à forma que a maioria da população vive atualmente, ou seja, conectada o tempo todo. Não existe mais uma distinção entre o que é on e o que é off, já que a transição entre os dois universos ocorre frequentemente.
Ver uma fachada de uma loja na rua e depois fazer a busca na internet é um exemplo dessa realidade. Por esse motivo, vale a pena investir em marketing digital, uma vez que a comunicação é essencial para atrair o público.
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Não conhecia esse termo! Parabéns pela explicação.