Cliente Ideal: Por Que Você Precisa Descobrir Quem Ele É

Cliente Ideal: Por Que Você Precisa Descobrir Quem Ele É

Você já teve a sensação de estar tentando vender para as pessoas erradas? Muitas pessoas criam um ótimo produto ou serviço e produzem conteúdos matadores. No entanto, não têm resultados muito positivos porque não definiram quem era seu cliente ideal, ou seja, aquele que é mais lucrativo, ou como atingi-lo.

Se esse é o seu caso, não há porque se preocupar. Com alguns exercícios simples, é possível reverter essa situação e descobrir para quem e como você deve fazer seu conteúdo.

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Quem é seu cliente ideal?

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Você já se sentiu como se tivesse ultrapassado a sua audiência? Pode ser que, desde o começo do seu negócio, você tenha crescido muito pessoal e profissionalmente, mas a base de clientes continue no mesmo nível. Ou, talvez, o assunto não lhe pareça mais tão interessante quanto costumava ser. A boa notícia é que existe uma maneira de melhorar esse cenário.

Vamos começar imaginando quem seria o cliente ideal para o seu negócio. Se você não fez esse exercício ainda, é bom saber que essa é uma das ações mais importantes para melhorar o seu marketing.

Uma vez que você saiba a quem está atendendo, você deve falar apenas com essa pessoa, ou seja, todos os seus conteúdos, e-mails, propagandas, etc, devem ser escritos com essa pessoa em mente.

A grande vantagem dessa prática? Ela faz com que o seu conteúdo pareça mais pessoal, já que você está usando a linguagem de uma conversa individual. E isso é o que funciona no conteúdo para web.

Além disso, será mais fácil escrever e superar os bloqueios criativos. E mais, o tom mais íntimo ajudará o seu cliente ideal a se sentir mais confortável.

Como definir quem é seu cliente ideal?


Escolha cinco clientes da sua empresa com os quais você mais costuma fechar vendas e que você gosta de fazer isso. Então, colete algumas informações pessoais deles, como gênero, idade, renda, onde mora, etc. Além dessas, avalie como é o consumo dele, ou seja, quanto ele compra, o que ele compra, de quanto em quanto tempo ele compra, qual forma de pagamento utiliza, entre outras coisas.

Lembre-se de colocar nesse perfil também quais problemas desses clientes você resolve e tente descobrir o que eles mais gostam na sua empresa.

Com essas características em mãos, perceba quais delas os cinco possuem em comum e assim você conseguirá traçar o perfil do seu cliente ideal.

O cliente molda o seu negócio

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No mundo dos negócios, as decisões são tomadas para resolver problemas e abrir oportunidades. Se você não fizer nenhum esforço em definir seu cliente, terá que criar uma série de políticas e processos para lidar com pessoas com as quais você nem deveria estar se preocupando.

Já imaginou perder tempo com pessoas que não podem pagar ou não entendem o seu serviço e sempre questionam o preço? Ou pessoas negativas e rudes? Essas pessoas até podem ser legais, mas não são ideais para você. E isso dificulta muito o seu trabalho.

Por outro lado, se você sabe exatamente quem é o seu cliente, pode moldar o seu produto ou serviço para que ele seja exatamente o que o cliente quer, do jeito que ele quer. Assim, fica fácil ver que você não é a principal força modeladora do negócio, e sim o cliente.

Quer uma audiência diferente? Seja um líder diferente

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A sua audiência não está lhe dando o que você quer, seja em que aspecto for? É um sinal de que você está enviando as mensagens erradas.

Talvez você esteja evitando falar sobre o que realmente acredita porque acha que a ideia não será muito bem recebida pelo público. Pode ser também que você esteja se baseando no que teoricamente vende mais, em vez de realmente observar os membros mais importantes da sua audiência e descobrir o que eles querem.

Se você está atraindo pessoas indesejadas, com características negativas, procure essas características no seu próprio conteúdo. Isso inclui o conteúdo do seu blog, e-mail e a maneira como você interage nas redes sociais.

Quando você faz um produto para pessoas preguiçosas, são elas que aparecerão. Mas se você faz um produto para pessoas inteligentes, elas aparecerão também. Então, use a sua estratégia de marketing de conteúdo para mostrar, da maneira mais clara possível, quem você quer atrair.

Há, ainda, a possibilidade de você estar ouvindo a audiência errada, e não aqueles que você realmente quer ajudar.

Venda x Conexão

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Existe uma diferença entre o conteúdo que estabelece uma conexão com o público e aquele que de fato vende. Se você já fez os exercícios anteriores, descobriu seu cliente ideal e modelou seu negócio de acordo com ele. Assim, a venda se transforma em uma espécie de conexão e serviço.

Além disso, você não precisará criar algo que não gire em torno de vendas ou conexão. Fazendo isso, você estará oferecendo uma ajuda, e não apenas tentando fazer uma venda. A melhor parte é que você não precisa exagerar na propaganda, porque o produto ou serviço se venderá por conta própria.

Quando você consegue fazer a conexão e a venda ao mesmo tempo, o trabalho se torna mais interessante para você.

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