Como Abordar um Cliente pela Primeira Vez

Como Abordar um Cliente pela Primeira Vez

Se você precisa abordar um cliente pela primeira vez, existem 3 passos que não podem faltar para você ter sucesso:

  • Passo 1 – Tenha Segurança do Que Você Vai Falar
  • Passo 2 – Nunca Subestime o Seu Cliente
  • Passo 3 – Conheça o Seu Cliente Antes Mesmo de Abordá-lo

E não é por acaso que existe um ditado popular que diz que a primeira impressão é a que fica. Essa é a realidade! É muito difícil desfazer uma primeira impressão ruim, por isso é tão importante saber como abordar um cliente pela primeira vez. Esse vai ser o início da relação entre vocês, é a chance que você tem para impressionar, então não dá para desperdiçar, não é mesmo?

Eu já falei aqui no Ignição Digital algumas vezes sobre assuntos similares a esse, como técnicas de vendas para a abordagem inicial de clientes, como abordar um cliente por telefone e como abordar um cliente com muitas objeções. Mas, como essa é uma dificuldade muito comum, este texto vai ser somente sobre como abordar um cliente pela primeira vez. Quer ficar expert no assunto? Então leia até o fim!

Tenha Segurança do Que Você Vai Falar

Se você quer ter sucesso nos negócios e ainda construir um networking forte, o primeiro contato com seus clientes deve ser excepcional. O primeiro passo para que isso aconteça é passando segurança e, para isso, é necessário que você tenha segurança do que vai falar.

Sabe como você pode adquirir essa segurança? Tendo domínio sobre o que está falando, o que, neste caso, possivelmente é o serviço ou produto que você está vendendo. Se você tiver conhecimento real e profundo sobre o que está falando, a segurança é consequência.

Outra sacada é ensaiar o seu discurso antes de realmente estar falando com o cliente. Isso pode ajudar bastante, principalmente se você não tem muita experiência em falar com clientes ainda!

Tendo segurança no que você fala, você demonstra profissionalismo, o que com certeza é um ponto que o seu cliente vai valorizar para decidir se fecha negócio com você ou não.

Não Subestime o Seu Cliente

Se você quer realmente saber como abordar um cliente pela primeira vez, existe uma atitude que você deve descartar, que você não deve usar nunca: subestimar o seu cliente. Trate-o de igual para igual e saiba que muito possivelmente ele já conhece o seu produto ou serviço e inclusive sabe também pelo menos um concorrente seu.

Apresente ao seu cliente informações além daquelas às quais ele já pode chegar fazendo uma busca pela internet. Seja profissional, mas se mostre próximo e disposto a sanar qualquer dúvida que ele possa ter. Outra dica é não ser “comercial” demais, se você for muito incisivo ou pressionar demais pode acabar espantando o seu cliente.

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Conheça o Seu Cliente Antes Mesmo de Abordá-lo

Essa última orientação é ótima para você que quer surpreender positivamente o seu cliente! Se você tiver a possibilidade, conheça o seu cliente antes mesmo de abordá-lo pela primeira vez.

Você tem o nome dele? Da empresa dele? Pesquise, leia o site da empresa, procure o perfil dele no LinkedIn. Fazendo isso você mostra ao seu cliente que você fez o seu “trabalho de casa” e que não foi só ele que se interessou pela sua empresa, mas você também se interessou por ele.

Como abordar um cliente pela primeira vez – Resumo

  • Passo 1 – Tenha Segurança do Que Você Vai Falar: você precisa dominar o que está falando,
    seja um produto ou serviço. Com conhecimento real, você terá muita tranquilidade e confiança ao falar.
  • Passo 2 – Nunca Subestime o Seu Cliente: trate-o de igual para igual e provavelmente ele conhece muito sobre o seu produto ou serviço.
  • Passo 3 – Conheça o Seu Cliente Antes Mesmo de Abordá-lo: pesquise sobre ele antes mesmo de sentar na cadeira ao lado. Saiba seus detalhes profissionais buscando mais detalhes em redes sociais ou matérias na mídia.

Gostou do artigo? Se sente mais confiante sobre como abordar um cliente pela primeira vez? Espero que sim! Se tiver ficado com qualquer dúvida, deixe por comentário.

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