Acredito que aprender como administrar seu dinheiro é um dos passos mais importantes que pode dar. Isso te permite viajar para diferentes lugares, conquistar os sonhos pessoais e até investir nos objetivos profissionais, criando, por exemplo, o próprio negócio. Mas, afinal, como ter um bom controle financeiro?
Existem algumas dicas básicas e eficientes que podem te ajudar com isso. Veja cinco delas, que considero mais importantes, e transforme o modo como você lida com o seu dinheiro.
1. Use a velha regra: gaste menos do que ganha
Isso chama-se controle financeiro pessoal! Mesmo quando o trabalho não é fixo é possível ter uma média de quanto se recebe no mês. Diante disso, comece a controlar, em uma planilha financeira ou em aplicativos de celular, tudo o que você ganha e tudo o que você gasta.
Essa simples ação vai te ajudar a perceber quais gastos são desnecessários, quais parcelas podem ser diminuídas ou completamente evitadas e, além disso, dará uma visão geral de como o seu dinheiro está sendo usado, algo importantíssimo para providenciar correções e aprender como administrar seu dinheiro.
2. Comece a investir de alguma forma
Depois que tiver um controle do quanto entra e do quanto sai do seu orçamento, poderá começar a pensar em investir. Isso exige muita pesquisa e, antes de tudo, indico que descubra o seu perfil de investidor, a fim de escolher a melhor aplicação para você e para os seus objetivos.
Dependendo do resultado, poderá investir no Tesouro Direto, em fundos, ações de empresas e muitas outras opções que podem movimentar o dinheiro que está parado em uma possível poupança e, assim, lhe render bons retornos.
3. Estabeleça objetivos financeiros
Além do controle e dos investimentos, criar objetivos também é uma estratégia eficiente de como administrar seu dinheiro, pois a partir do momento que você determina um ponto a ser alcançado, fica mais se policiar para atingi-lo.
Para facilitar, você pode definir a quantia que precisa para, por exemplo, abrir uma empresa. Depois, pode bolar um plano de economia para atingir esse objetivo, considerando, é claro, a sua renda mensal e as despesas fixas.
4. Controle bem o cartão de crédito
Atenção! Não vou recomendar que cancele todos os cartões de créditos e nunca mais os use. Algumas pessoas sabem administrar muito bem esses gastos e, por isso, acho até o cartão pode ser um aliado financeiro, mas é preciso ter muita cautela e realmente saber aproveitá-lo.
Se tiver total controle, use o crédito que tem, pagando sempre o valor completo da fatura para evitar o terrível efeito “bola de neve” e os altos juros. Mas caso ainda não consiga administrá-lo de uma boa forma, dê preferência ao pagamento à vista.
5. Principal dica de como administrar seu dinheiro: tenha ao menos uma renda residual!
Pensando sobre todas essas dicas, cheguei à conclusão de que o controle financeiro é muito importante, mas para facilitá-lo, tenha uma renda residual.
Muitos costumam recomenda fazer uma reserva financeira, o que acho muito válido. Porém, a renda residual é bem mais vantajosa. Com ela, todas as sugestões anteriores se tornam mais fáceis e você ainda conquista a tão sonhada independência financeira.
E o melhor de tudo é que, aqui mesmo, no Ignição Digital, você encontra a explicação do que é renda residual e descobre como obtê-la. Veja!