Como analisar o CTR no Webmaster Tools

banner-klicksite

Tudo bem, pessoal? Vamos falar sobre como analisar o CTR no Webmaster Tools. Para aproveitar ainda mais, sugiro que você veja primeiro como ativar a ferramenta Webmaster Tools do Google antes de assistir a esse vídeo.

Hoje, vou falar sobre a segunda aba, que mostra o tráfego de pesquisa. Se você for em Consulta de pesquisa, a ferramenta vai mostrar a média de impressões e cliques. A partir dessas informações, vai ser gerado um dado muito importante, mas que muita gente subestima: o CTR. Mas o que é isso?

Calculando o CTR

Suponha que, para determinada palavra chave, o seu site teve 562 impressões e recebeu 248 cliques. Dividindo um pelo outro, seu CTR seria de 44%.

Isso mostra a atual presença do site no Google. E o que você pode testar com isso? Quando você sabe a palavra chave que está te posicionando e o seu CTR, você vai poder descobrir maneiras de melhorar sua taxa de cliques. Às vezes, basta mudar o titulo para ter mais cliques.

O Samuel Pereira dá uma boa dica de teste: ele cria anúncios no Adwords para testar títulos e aumentar o CTR. Você pode tentar isso também, mas o mais importante é saber que essa ferramenta mostra sua presença na serp (search engine results page), ou seja, página de resultados, do Google.

Voltando à ferramenta, se você clicar em CTR, ele vai mostrar quais são as palavras chave em específico que dão mais cliques em ordem hierárquica. Resumindo, a ferramenta é excelente, porque te mostra as palavras chave, onde você está posicionado e quantos cliques está recebendo.

Descubra as páginas principais

Clicando em Páginas principais, você vai ver quais são as páginas dentro do site que mais recebem impressões e cliques e qual é a posição. Então, imagine que você identifica uma palavra chave que te dá muitas impressões e cliques e te posiciona em 4° lugar. O que você pode fazer para chegar à 2ª posição? A partir daí, você vai poder trabalhar o seu posicionamento de maneira estratégica, porque você já sabe o que dá resultado.

A única coisa que você não pode fazer é ter um site no ar e não acompanhar essas informações. Isso tem que fazer parte da sua rotina, pois não dá para falar em otimização sem usar essa ferramenta. Você tem que saber quais são as palavras chave que te ranqueiam e qual tráfego geram para depois identificar o comportamento de quem chega através dessas palavras chave e estudar como melhorar isso.

Se quiser fazer um teste, faça uma alteração no título e na descrição e compare a mudança no número de cliques. No próximo vídeo, vamos continuar explorando o Webmaster Tools. Até o próximo encontro!

banner-klicksite

Fórmula de Lançamento - Ebook

O maior evento virtual da América Latina para pessoas comuns que querem criar ou escalar um negócio digital até os R$ 2 milhões de faturamento

As mais recentes estratégias que estão dando certo no digital para você replicar no seu negócio.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

3 thoughts on “Como analisar o CTR no Webmaster Tools”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *