A pessoas têm passado cada vez mais tempo nas redes sociais e, para empresas alcançarem o sucesso, é essencial saber como anunciar no Facebook, a maior e mais popular delas. Quem aposta nessa estratégia tem a chance de trabalhar com remarketing, segmentações incrivelmente direcionadas e transformar visitantes em leads e, posteriormente, clientes.
A cada dia que passa o alcance orgânico do Facebook diminui. Mais empresas criam seus perfis e alimentam suas páginas com conteúdo, mas o espaço disponível na timeline do usuário continua o mesmo.
Você sabia que, em média, apenas 0,5% dos fãs de uma página recebem as atualizações postadas por ela? Para aumentar a visibilidade dos feeds, a solução é investir anúncios, e é exatamente isso que vamos te ensinar a fazer.
Ao longo deste artigo você vai aprender:
- – o que é o Facebook Ads;
- – passo a passo de como anunciar no Facebook;
- – dicas para criar bons anúncios;
- – dicas para criar segmentações.
O que é o Facebook Ads?
Entender o que é o Facebook Ads é praticamente obrigatório para qualquer um que esteja em busca de desenvolver uma estratégia digital de peso.
Ele nada mais é do que uma ferramenta de marketing e publicidade que permite que seus usuários criem campanhas e anúncios dentro dessa rede social.
O Facebook, como maior rede social do mundo atualmente, precisava criar uma forma de possibilitar a veiculação de anúncios dos mais diversos tamanhos, a fim de atingir um determinado público de forma realmente eficiente.
Em sua essência, ele é bastante parecido com a plataforma de anúncios do Google, o Google Ads (antes conhecido como Google Adwords).
O mais interessante é que você não precisa ser um especialista em mídia ou performance para conseguir utilizar o Facebook Ads, já que a ferramenta é intuitiva e simples de ser utilizada.
Como anunciar no Facebook: um passo a passo
Antes de saber como anunciar no Facebook, você precisa entender quais são os formatos disponíveis. O mais interessante sobre essa rede social é que eles criaram uma maneira de integrar os anúncios com as postagens da timeline do usuário, de maneira que eles se camuflam.
Ou seja, se for feita da maneira certa, a publicação é tão discreta que se mistura com as outras facilmente.
Hoje, em matéria de formatos, você pode optar por:
- – anúncios em imagem no feed;
- – anúncios de vídeos no feed;
- – anúncios carrossel no feed (várioas imagens diferentes formando uma galeria);
- – anúncios na coluna à direita do feed;
- – anúncios em vídeo in-stream.
É preciso compreender quais tipos de anúncios são mais interessantes para a sua estratégia, e a partir daí, colocar a mão na massa.
Aprender como anunciar no Facebook é fácil, veja o passo a passo:
- 1. acesse o gerenciador de anúncios do Facebook. É lá que você vai concentrar todas as suas ações;
- 2. escolha a conta que vai utilizar;
- 3. clique no botão “criar”;
- 4. uma nova página com todos os objetivos, e é lá que você vai escolher qual o objetivo específico daquela campanha em questão;
- 5. selecione o objetivo;
- 6. insira o link de seu site e a campanha estará criada.
Mas, na verdade, o trabalho não termina por aqui, pois você ainda precisa criar o conjunto de anúncios que vão fazer parte daquela campanha.
Depois de criar sua campanha, o Facebook vai te mandar para uma nova página, onde você vai definir qual será o público-alvo, ou seja, quem vai receber aquelas mensagens. Veja:
- 1. defina o público-alvo;
- 2. selecione o investimento desejado;
- 3. escolha as imagens ou vídeos do anúncio;
- 4. escreva a copy do anúncio;
- 5. veja o preview e garanta que não há nenhum erro;
- 6. coloque seus anúncios para rodar!
Pronto! Agora você já sabe como anunciar no Facebook. Porém, para criar campanhas realmente assertivas, você precisa apostar em estratégias de segmentação e atração específicas, e é isso que vamos te ensinar abaixo.
Dicas para criar bons anúncios e segmentações
Você já sabe, na prática, o que fazer para criar anúncios, mas como garantir que aquela estratégia realmente está sendo benéfica para o negócio?
A primeira coisa que você precisa entender é que sempre será preciso realizar testes na plataforma, pois só assim você pode ter certeza do que atinge mais o seu público.
Sempre faça testes A/B com imagens, textos de legenda, textos de banners, segmentações.
Para fazer uma boa segmentação, você precisa conhecer profundamente o seu público. Os dados demográficos são os mais fáceis de serem obtidos com exatidão, como sexo, idade e localidade. Portanto, comece tendo certeza desses tópicos para segmentar seus anúncios.
O mais complexo é selecionar os interesses e o comportamento do seu público. Para isso, primeiro você deve desenhar uma persona.
Pense em uma verdadeira personificação do seu cliente ideal. O que ele faz no dia a dia? Sobre quais assuntos ele gosta de se informar?
A plataforma também permite segmentar por renda familiar, por exemplo, e dezenas de outras opções.
Conclusão
O Facebook é uma plataforma que permite a criação de campanhas complexas que podem trazer resultados realmente expressivos para qualquer negócio, por isso é essencial aprender como anunciar nessa rede social.
Ao longo deste artigo você aprendeu um passo a passo simples e rápido de como anunciar no Facebook, além de algumas dicas sobre segmentação para conseguir atingir os seus objetivos.
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