Desenvolver ações de marketing é uma ótima maneira de trazer visibilidade, angariar clientes e aumentar as vendas de uma empresa. Mas é preciso saber como avaliar o desempenho de suas ações para atingir bons resultados. Aprenda comigo como mensurar as métricas e KPIs de marketing e turbinar suas campanhas.
O que são métricas de marketing?
As ações de marketing precisam ser bem planejadas e elaboradas de acordo com metas pré-estabelecidas e análise de dados pós-campanha. Para essas metas indicadoras damos o nome de KPIs (Key Performance Indicators) e os resultados brutos chamamos de métricas.
A importância do ROI no desempenho de suas ações de marketing
O ROI (Return On Investment) é parte fundamental de uma boa métrica de marketing. Assim como o nome sugere é o retorno de investimento, ou seja, os resultados positivos que suas ações de marketing obtiveram.
Como mensurar o desempenho de suas ações
Você pode começar definindo estratégias de desempenho, logo o próximo passo será comparar os resultados obtidos com as metas esperadas. Fiz uma lista de alguns objetivos comuns que você pode utilizar como base e adaptar para as necessidades do seu setor de marketing. Confira abaixo:
- aumento de clientes;
- aumento de visibilidade;
- fortalecimento da marca;
- intenção de compra;
- satisfação do cliente;
Não esqueça que quanto mais aberto for o seu leque de KPIs, mas aberta será a sua avaliação e isso pode prejudicar o alcance de resultados em suas ações de marketing, busque se focar em poucas e objetivas metas.
Quando estabelecemos as metas de uma ação de campanha, fica bem mais fácil interpretar os resultados. Por exemplo, se você tinha como objetivo trazer mais visibilidade para sua empresa através de uma ação de marketing, pode analisar em números quantos clientes chegaram até você por meio dessa estratégia.
Espero que o desempenho de suas ações de marketing alcancem o topo com essas dicas! Confira também esse vídeo onde explico qual a parte mais importante de uma campanha de marketing .