Antes de ensinar como calcular o custo de estoque, primeiro é preciso compreender o que é o conceito. Em poucas palavras, custo de estoque é a soma de todos os gastos que envolvem o armazenamento dos produtos que serão comercializados por sua empresa. Uma boa gestão de estoque reduz ao máximo os custos que o envolvem!
Confira ao longo deste artigo o que é preciso considerar para ser possível calcular o custo de seu estoque.
Variáveis que envolvem o custo de estoque
Existem algumas variáveis que devem ser consideradas para ser possível calcular o custo de estoque. Tenha sempre em mente que, apesar do objetivo final ser a otimização de todos esses gastos, nem sempre as variáveis estarão sob o seu controle, portanto faça o máximo para otimizar aquelas que estão.
- custo do pedido — é o custo de seu estoque fixo, ou seja, aquele que se repete toda vez que algum pedido é realizado. Estão implícitos dentro dele as despesas com a comunicação com os clientes e também transporte dos produtos;
- custo de manutenção — este é, com certeza, o maior de todos os custos relacionados ao estoque das empresas, pois estão relacionadas todas as despesas que envolvem a armazenagem, como aluguel, aparelhos de segurança, desvalorização dos produtos enquanto estão parados no estoque, perda por problemas físicos, furtos, etc;
- custo de capital — neste tópico estão inclusas todas as despesas que dizem respeito ao investimento, seja intelectual ou monetário. Pode ser o mais difícil de se calcular, pois envolve variáveis inflacionárias.
Se você consegue reunir essas informações acerca de seu empreendimento fica muito mais fácil realizar o cálculo de custo do estoque. Porém, caso você ainda não tenha esse tipo de dado discriminado, não se preocupe, ainda dá tempo de chegar até eles!
Como diminuir o custo de estoque
No início deste artigo nós contamos para você que o reduzir o custo do estoque é o maior objetivo da gestão do mesmo, isso porque ele representa uma parcela considerável dos gastos de qualquer empresa, podendo até mesmo ser o responsável por levá-la ao fracasso.
Em poucas palavras, para diminuir o custo do estoque você precisa conhecer o seu público e o seu produto. Existem algumas maneiras de conseguir diminuir o custo, como por exemplo:
- investir em um local de armazenamento adequado, evitando assim a perda por danos;
- investir em uma equipe confiável, evitando assim os furtos;
- contar com um estoque de segurança, evitando assim não ter produtos em alguma ocasião extraordinária;
- fazer queimas de estoque nos momentos certos, evitando a perda por obsolescência.
Para saber mais sobre técnicas de gestão e produtividade para o seu negócio acompanhe sempre a Ignição Digital!