Quando você investe em uma empresa, a quantia necessária para mantê-la em funcionamento, já está inclusa no valor. Porém, e depois? Como calcular o capital de giro?
Sabendo que essa é uma dúvida recorrente entre os empreendedores iniciantes, resolvi esclarecer essa questão criando um passo a passo de como fazer esse cálculo corretamente. Veja!
Instruções de como calcular o capital de giro
Antes de qualquer conta, você precisa saber que esse capital é como uma reserva financeira para manter as despesas operacionais da empresa. Resumidamente, sem capital de giro nenhuma companhia sobrevive. Portanto, confira o passo a passo que fiz de como calculá-lo.
1. Colete os números
Esse é o primeiro passo de como calcular o capital de giro. Você precisa saber o seu AC (ativo circulante), ou seja, o dinheiro que tem a receber das vendas feitas a prazo, os investimentos financeiros realizados e também os valores que estão no caixa ou na conta do banco.
Fora isso, também precisa descobrir o seu PC (circulante da empresa), que, basicamente, são as dívidas que precisam ser pagas, os empréstimos e o pagamento dos fornecedores.
2. Conheça a fórmula certa
Existe uma fórmula padrão e muito simples para chegar ao capital de giro líquido (CGL). Ela consiste em subtrair o passivo circulante do ativo circulante, ficando assim:
AC – PC = CGL
Dica: fique de olho nos fatores principais
Como o capital e giro está diretamente ligado ao quanto você precisa ter para manter a empresa em funcionamento e atender as demandas dos consumidores, é interessante que acompanhe, de perto, alguns pontos específicos, como:
- gastos com matérias-primas;
- o que há no estoque;
- contas que tem a receber;
- valores na conta corrente e no caixa.
Se atentar ao controle detalhado do fluxo de caixa também é uma dica muito importante para quem ainda está aprendendo como calcular o capital de giro. Do contrário, o cálculo pode ser feito de forma errada e você pode ter problemas financeiros.
Além disso, determine o tempo de duração para o seu capital de giro. Isso é necessário para controlar os gastos da reserva e também para não entrar no vermelho.
Ciente de como calcular o capital de giro da sua empresa, indico que busque entender sobre o prazo médio de vendas. Quando você conhece essa informação, pode até ajustar o tempo que leva para receber as vendas a prazo, o que pode aumentar o seu capital. Confira!