Como Chamar Atenção e Converter em 6 passos

Descubra como como chamar atenção e converter

Você provavelmente já sabe que é difícil prender a atenção do público. Em meio a tantas informações e páginas diferentes, é preciso avaliar todas as características do seu site para garantir que seus visitantes irão retornar e, de preferência, comprar o seu produto ou serviço. Para isso, você precisa aprender como chamar atenção e converter!

Mas como fazer isso?

Se você está com dificuldades nessa área, não se preocupe. Nesse artigo, você verá:

Quanto tempo você tem para chamar atenção;
Porque precisa entender o comportamento humano;
6 maneiras de como chamar atenção e converter

Fórmula de Lançamento Ignição Digital

Quanto tempo você tem para chamar atenção

saiba como chamar a atenção e converter em pouco tempo

Quando se trata do meio online, você tem pouquíssimo tempo para deixar uma boa impressão. Na verdade, de acordo com pesquisadores da Carleton University, são apenas 0.05 segundos, e isso acontece antes mesmo de o visitante ler qualquer palavra do seu conteúdo.

É por isso que você precisa capturar a atenção do público com sinais não verbais. O primeiro passo é observar se você está enfrentando um desses problemas:

baixas conversões
visitas de duração curta
bounce rate alto
poucas vendas
tráfego lento

Em caso positivo, significa que você deve otimizar a primeira impressão, não verbal, do seu site. E, para isso, você precisa de algumas importantes informações sobre o comportamento humano.

Por que preciso entender o comportamento humano?

Entender o comportamento humano também é importante e uma das dicas de como chamar a atenção e converter mais

A resposta para essa pergunta é muito simples: se você não compreender o comportamento humano online, o seu site não terá sucesso.

Claro que escrever um conteúdo de qualidade ajuda muito e é uma ótima maneira de começar. Porém, se você quer converter, precisa entender como o visitante do seu site se comporta. Isso vai lhe ajudar a criar uma primeira impressão não verbal realmente matadora.

6 maneiras de como chamar atenção e converter

Veja 6 dicas de como chamar atenção e converter

1. Compreenda os padrões de leitura

Você já parou para pensar em como o usuário vê o seu site? Vários estudos já foram realizados para rastrear o movimento do olho enquanto alguém lê uma página da internet e os resultados mostram que o olho do leitor segue um padrão de movimento em F.

Ou seja, geralmente, nós começamos no canto superior esquerdo da página, seguindo em frente e, depois, para baixo e novamente seguindo em frente. Em seguida para o outro lado e para baixo novamente.

Sabendo disso, fica mais fácil decidir onde colocar os conteúdos mais relevantes para o seu negócio, como bons títulos, os botões de call to action e outros recursos.

2. Demonstre sinais de confiança não verbais

Como já falamos aqui, o público não comprará seu produto se não confiar em você. Mas você não pode apenas dizer que é confiável, precisa mostrar isso às pessoas.

Para fazer isso de maneira não verbal, siga as orientações abaixo:

Mostre suas mãos. Pesquisas sobre linguagem corporal revelaram que as mãos são os melhores indicadores de confiança. Em outras palavras, se as pessoas puderem ver suas mãos, acreditam que podem confiar em você. Então, procure escolher fotos ou fazer vídeos em que as suas mãos apareçam o máximo possível.

Compreenda expressões faciais. Existem 7 expressões faciais universais: nojo, raiva, medo, tristeza, alegria, surpresa e desprezo. Você deve se certificar de que as fotos e vídeos do seu site estão transmitindo a mensagem correta, e isso inclui usar imagens suas com a expressão adequada.

Tenha certificados digitais. Atualmente já existem alguns certificados para sites que garantem a segurança dos dados dos usuários e ainda trabalha com mensagens criptografadas. Um deles, muito recomedado para e-commerce, é o certificado SSL, que é também uma forma de você garantir a privacidade dos seus clientes.

Acredite: seguindo a regra das mãos, das expressões faciais e dos certificados de segurança, você irá converter muito mais.

3. Inicie a ação não verbalmente

Quando alguém chega ao seu site, você quer passar uma primeira impressão positiva e levar o usuário a fazer uma ação. Certo? Mas como guiar o visitante de maneira não verbal?

Um bom jeito de fazer isso é usar gestos manuais e destacá-los com cores chamativas. Ou seja, use elementos que indiquem para onde você quer que as pessoas olhem ou que as guiem para fazer o que você quer que elas façam.

Outra opção é usar o olhar. Nesse caso, você deve usar imagens em que a pessoa olhe na direção do item de ação.

4. Foque aonde as pessoas focam

Ainda falando sobre a importância de levar em consideração o movimento do olhar, a Missouri University of Science realizou uma pesquisa com um software que rastreia o movimento do olho.

Com uma câmera infravermelha, o Dr. Hong Snheg monitorou o movimento ocular de estudantes enquanto eles olhavam alguns sites. A pesquisa mostrou que os seguintes recursos ganhavam mais atenção:

Logo
Menu de navegação principal
Caixa de pesquisa
Links para Redes Sociais
Imagem principal
Conteúdo escrito
Rodapé

E por que você precisa saber disso? Porque você pode usar o layout do seu site para gerar mais vendas! São nessas áreas citadas que você deve focar os seus esforços para ajudar o usuário a decidir o que ele acha do seu site. Acredite: essa é uma ótima dica de como chamar atenção e converter. Você pode usar o layout do seu site para gerar mais vendas!

5. Use a psicologia das cores

Conforme várias pesquisas mostram, as cores possuem grande influência na nossa percepção dos sites – inclusive com relação à confiança. Muitas cores já são conhecidas pelo seu significado, como azul (estabilidade, tranquilidade), vermelho (paixão, intensidade), verde (sucesso, esperança) etc.

Sabendo disso, analise quais cores demonstram melhor a missão do seu produto, serviço ou marca. Para saber mais sobre o assunto, confira também a psicologia das cores: o uso das cores no marketing digital.

6. Aposte na simplicidade

Isso talvez lhe surpreenda, mas a simplicidade é um dos segredos de como chamar atenção e converter. Quanto mais complexo for o site, menos atraente ele será para o visitante, e isso foi comprovado por uma pesquisa de Harvard.

Outra ponto que os usuários aprovam, são sites que seguem o padrão da sua categoria. Por exemplo: se você tem um blog, o ideal é que ele não seja tão diferente de outros blogs. Aqui, vale aquela velha regra de que menos é mais.

E o conteúdo?

Todo mundo sabe que conteúdo é importante. Mas a verdade é que ele pouco tem a ver com primeiras impressões. No entanto, se você não causa uma boa primeira impressão, as pessoas terão menos vontade de ler o seu conteúdo.

Devido à isso, lembre-se: você só tem 0.05 segundos para impressionar. Nesse momento, os recursos visuais são muito mais eficientes do que o conteúdo propriamente dito. Se você não passar confiança e não deixar a navegação do seu site intuitiva, as pessoas não se sentirão incentivadas a comprar, se inscrever ou mesmo voltar.

Isso significa que você deve deixar o conteúdo de lado? Não. Pelo contrário: você deve continuar se esforçando para gerar conteúdos para blog e aumentar sua audiência. Mas, ao mesmo tempo, você precisa estar atento aos sinais não verbais do seu site e otimizá-los o máximo possível. Afinal, são eles que atrairão o público.

Agora que já tem toda essa bagagem e sabe como chamar atenção e converter, mãos à obra! Só não esqueça de assinar gratuitamente a newsletter do Ignição Digital, no final desta página. Com ela, posso te ajudar muito mais, com sacadas  e outros conteúdos de marketing digital. Assine!

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