Ter flexibilidade e equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal é um dos principais motivos para quem deseja saber como conseguir um trabalho home office. O que antes era um modelo pouco visado no ambiente corporativo, hoje já é adotado por muitas empresas.
Uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt), em 2018, mostrou que 45% das empresas adotavam a jornada remota e outros 15%, consideravam o formato como uma possibilidade.
Seja em tempos de crise ou não, o home office já é uma realidade no Brasil. Sabendo disso, no artigo de hoje você vai ver:
- – o que é trabalhar home office?;
- – vantagens e como fazer o trabalho remoto;
- – como conseguir um trabalho home office.
O que é trabalhar home office?
Embora seja um modelo de trabalho usado em todo o mundo, muitas pessoas podem não saber o que, de fato, é uma jornada home office.
Foi na década de 1980 que o termo surgiu e começou a ser implementado dentro das organizações. Muito mais do que apenas ter um escritório para eventuais trabalhos dentro de casa, o home office é o ato de realizar atividades corporativas fora de uma empresa.
Existem dois tipos de colaborador para esse modelo:
- – freelancer ou autônomo;
- – teletrabalhador.
O trabalhador freelancer ou autônomo é aquele que não tem vínculo empregatício com um lugar, mas que realiza tarefas de forma independente e parcial. Ou seja, é contratado para um projeto específico e não de maneira integral.
A sua jornada pode ser totalmente flexível, de acordo com seus horários. Porém, ele deve garantir a qualidade de entrega e no prazo estimado.
Já o teletrabalhador é aquele que tem vínculos com uma organização e deve cumprir ordens, hierarquia, deveres, entre outras coisas, apesar de estar remoto.
Para garantir a qualidade de entrega e execução de suas atividades, a empresa pode monitorar e mensurar o tempo gasto em cada tarefa — em uma ferramenta de gestão, por exemplo — , assim como o horário de início de jornada e fim.
Seja qual for o seu estilo de colaborador, não se esqueça que para um trabalho produtivo e eficiente você precisa ter a estrutura ideal em sua casa. Já pensou que a decoração do home office pode influenciar na sua produtividade?
Garanta a motivação que precisa para executar bem as suas demandas!
Quais são as vantagens do trabalho remoto?
Embora haja mais flexibilidade, é indispensável manter uma rotina para o trabalho remoto. Afinal, você deve saber como separar bem o seu horário de jornada dos afazeres domésticos, como, por exemplo, limpar a casa, passar roupa e lavar louça, e de lazer.
Entre as maiores vantagens de quem pode aproveitar o home office, estão:
- – mais qualidade de vida;
- – ganho de tempo;
- – menos desgaste físico e mental;
- – mais motivação;
- – economia com transporte;
- – aumento da produtividade;
- – redução de estresse e ansiedade.
Esses benefícios, com certeza, são os maiores atrativos para quem deseja saber como conseguir um trabalho home office. Porém, se não souber como fazê-lo de forma que dê certo, esse modelo pode ser bastante exaustivo e complicado.
Como fazer, de forma eficiente, a jornada remota?
Antes de mais nada, estabelecer uma rotina com horários é um diferencial. Se no ambiente físico você chegava às 08:00hrs e almoçava às 13:00hrs, por exemplo, por que não manter o mesmo ritmo?
Além disso, optar por trabalhar com roupas de pijama só dará a sensação de que você está em casa, relaxando. Para uma jornada remota eficiente, saiba:
- – estabelecer uma rotina com horários;
- – dedicar o seu tempo de trabalho exclusivamente para os afazeres corporativos;
- – evitar distrações;
- – não se cobrar tanto quando contratempos acontecerem;
- – estar adepto às novas ferramentas alternativas de gestão, como as de reunião, tarefas, entre outras.
Como conseguir um trabalho home office?
O jeito mais eficiente de como conseguir um trabalho home office certamente é pela internet. Porém, ao invés do modelo tradicional, em portais de vagas, pode ser que, por ser um modelo mais moderno, as empresas que adotam a jornada remota estejam em meios alternativos.
As redes sociais estão se tornando um excelente canal de comunicação entre colaboradores e empresas. O LinkedIn, por exemplo, é uma ótima ferramenta para encontrar vaga e ainda fazer networking.
Outras mídias, como o Facebook, também podem ajudar na procura por uma vaga home office. A rede conta com diversos grupos destinados para troca de experiências, áreas de trabalho, vagas e muito mais.
Conclusão
Hoje você viu como conseguir um trabalho home office e quais são as reais vantagens dessa jornada. Além disso, aprendeu que existem dois tipos de colaboradores remotos e que se deseja encontrar vagas modernas, precisa buscá-las em meios alternativos.
Outros assuntos assim estão na Ignição Digital!