Em tempos de alta competitividade entre as empresas do mesmo segmento, criar estratégias efetivas, que garantam o posicionamento de marca pode ajudar a sua empresa a se destacar no mercado e não afundar na maré da crise.
Portanto, se você quer garantir maior credibilidade com os seus consumidores e clientes em potencial, veja este post que preparei com dicas matadoras!
1. Segmente para ter um posicionamento de marca mais certeiro
Após definir para quem o seu produto ou serviço será dirigido, crie subgrupos. Esses subgrupos devem ter características semelhantes ou relacionadas. Só assim você vai saber o que é relevante para tais clientes, mediante as suas necessidades e desejos em comum.
2. Estabeleça um ponto de diferenciação
Pergunte-se como a sua empresa gostaria de ser lembrada. Leve em consideração não somente os valores da instituição, mas também para quem fará uso do que é ofertado.
Sua marca poderá ser a mais inovadora, a que vende a preços mais acessíveis ou até aquela especializada, que oferece a melhor qualidade com rápida entrega. O importante aqui é passar uma mensagem simples e objetiva!
3. Compartilhe conteúdo valioso
Hoje em dia ganha quem mantém um bom relacionamento com o cliente. Uma das melhores formas de criar este vínculo é disponibilizando conteúdos que tragam valor para o seu público-alvo. Este conteúdo por ser por meio de um post, webinário ou até mesmo um podcast de poucos minutos.
O importante é que esse material esteja relacionado ao seu negócio e que ao mesmo tempo tenha utilidade para os seus clientes.
4. Utilize palavras-chave
Utilizando as palavras-chave corretas em seu site ou em outras publicações, seus produtos e serviços serão mais facilmente achados. Logo, ganharão mais visibilidade na web, por meio do aumento de tráfego. Ou seja, quanto maior o número de visitantes em seu site, mais chances de vendas para a sua marca.
5. Saiba onde seu público-alvo está
Descubra onde é mais fácil encontrar o seu público-alvo para saber em quais canais de comunicação sua propaganda deve estar mais presente.
Caso os seus clientes sejam mais jovens e antenados com as redes sociais, aposte em propagandas no Facebook, caso contrário, utilize as mídias televisivas, jornais e revistas, se os seus consumidores forem mais adeptos à comunicação tradicional.
6. Utilize o e-mail marketing
Marque presença nas redes sociais, mas não se esqueça de utilizar o e-mail como ferramenta estratégica de marketing. Além de ser uma opção mais econômica, o e-mail marketing pode gerar relatórios com dados relevantes para que a sua empresa direcione os recursos certos, com muito mais eficiência.
7. Leve em consideração a opinião dos seus clientes
Por meio de pesquisas de satisfação em sites, ouvidorias ou até mesmo nas redes sociais é possível saber a quantas anda a reputação da determinada marca.
Levando isso em consideração, monitore suas redes sociais e sites como o Reclame Aqui, sempre oferecendo um retorno para os feedbacks e apresentando soluções que possam trazer melhorias efetivas.
Ficou com alguma dúvida? Agora que você já sabe como fazer um posicionamento de marca, não deixe de acompanhar mais conteúdos ricos aqui no blog da Ignição Digital!