O mundo conta com milhares de empreendedores e muitos deles optam por franquias e negócios digitais. Em algum momento fica impossível tocar o negócio sozinho e essa é a hora de aumentar a equipe. Por isso, aprenda de forma definitiva como contratar um colaborador para o seu negócio digital.
Peça referências
Uma das melhores maneiras de conhecer um futuro colaborador é pedindo referências para outros profissionais, professores e empresas. As opiniões reais falam mais alto do que currículos, graduações e experiências.
O candidato perfeito, na teoria, pode não se adaptar ao seu modelo de negócio digital e ter um perfil avesso ao que você procura. Já um candidato com currículo mediano e portfólio idem pode apresentar referências excelentes e o perfil ideal para sua empresa.
Pesquise o seu rastro digital
Um dos melhores parâmetros de como contratar um colaborador para o seu negócio é conhecendo o seu rastro digital!
Acesse o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e todas as outras redes sociais que os candidatos utilizam. Além disso, pesquise se eles colaboraram em blogs, projetos online, avalie o portfólio e tudo mais que candidato possuir na web.
Isso serve para você avaliar a aderência do candidato ao mundo digital. Pois, se ele não cuidar bem da própria imagem, como ele vai colaborar de forma eficiente para o seu negócio?
Como contratar um colaborador em home office
Essa pode ser uma possibilidade, caso o seu negócio digital não tenha sede fixa. Veja se o candidato tem acesso a um equipamento que supra as expectativas do trabalho, além disso, confira se a internet dele tem velocidade suficiente para sua função e se o candidato tem disponibilidade para viagens e reuniões presenciais, caso necessário.
O home office pode ser um grande trunfo ao contratar um novo colaborador, pois você não gasta com transporte e o rendimento do seu negócio tende a aumentar, pois o colaborador não sofre desgastes no trajeto entre casa e trabalho.
Dica matadora: elenque habilidades e busque elas nos candidatos
Ao invés de procurar o candidato perfeito, procure alguém que se encaixe muito bem com as demandas exigidas no trabalho.
Por exemplo: caso o seu negócio digital precise de alguém com muita habilidade em cálculos, um estudante recém-formado com aptidão em matemática, física e química pode ser treinado e apresentar muita facilidade nesse tipo de tarefa.
Entendeu? Com a gestão de pessoas por competências um candidato com as habilidades ideais pode se tornar o braço direito do seu negócio!
Gostou do nosso artigo? Conheça também os tipos de contratos de trabalho e aumente sua equipe da maneira certa! Aproveite e assine a newsletter do Ignição Digital para receber mais sacadas como essa!