Você sabia que um dos fatores de “rankeamento” dos sites, portais e blogs no Google é a qualidade do conteúdo? Apenas copiar descaradamente ou usar técnicas proibidas para atrair visitantes não garante sua permanência efetiva no ranking. Para isso você precisa aprender como criar conteúdo de qualidade para o Google.
Quantidade (sem perder a qualidade)
Uma das formas que o Google usa para “penalizar um conteúdo” é identificar se ele é muito raso, ou seja, pequeno e não agrega nada ao leitor.
Ao criar conteúdo de qualidade para o Google você precisa entender que algo muito grande pode ser ignorado pela audiência, em contrapartida, algo pequeno também pode ser ruim, taxado como “raso”. Uma dica que eu uso aqui no Ignição Digital é a média das 400 palavras, sendo que às vezes os meus artigos são maiores, não ultrapassando 900 palavras. Entendeu?
Palavras-chave + trabalho analítico = conteúdo de qualidade
Tratando-se de técnicas de como criar conteúdo de qualidade para o Google, uma das ferramentas mais importantes é o uso das palavras-chave, aliadas a um trabalho analítico.
Por exemplo, você pode criar um blog sobre esportes, em que a persona são jovens adultos. Logo uma palavra-chave pode ficar em alta de repente, como “eleição”, mas isso não quer dizer que tentar posicionar o seu conteúdo com ela será positivo.
O segredo é identificar oportunidades em alta de acordo com o seu público-alvo e intenção de mercado, fazendo com que seu conteúdo seja sempre relevante.
Como criar conteúdo de qualidade para o Google? Gere valor
Um dos segredos para saber se sua audiência ficará satisfeita com os seus conteúdos é tentar gerar valor para eles. Como? Através de conhecimento, informações relevantes e soluções de problemas.
Vamos supor que alguém esteja escutando um barulho estranho no carro. Essa pessoa busca no Google informações e, no blog de uma oficina, descobre que o barulho pode ser facilmente solucionado com o ajuste de porcas e engrenagens. Logo, qual oficina estará na mente desse visitante? A que solucionou sua dúvida, não é?
Ao gerar valor você tem a oportunidade de ativar o gatilho mental da reciprocidade, fazendo com que sua marca fique em evidência e tenha possibilidade de construir uma relação com o lead.
Técnicas de textos
Você precisa caprichar bem nos seus textos para rankear bem no Google. Assim crie bons títulos, utilize heading tags e descubra tudo sobre o copywriting.
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