Imagine que você é realmente apaixonado pelo que faz ou por determinado assunto. Você domina esse tema, e seus olhos até brilham quando você fala sobre isso. Mas, na hora de passar essa emoção para seus artigos… Você simplesmente não consegue.
Não importa o quanto você tente, parece que as palavras certas somem, e o texto até parece ter sido escrito por outra pessoa. Você tenta fazer com que o conteúdo pareça uma conversa com o público, mas o resultado é um texto maçante e sem personalidade. Então, como criar conteúdos atraentes?
Se esse é o seu caso, não se preocupe. Criar conteúdos que engajem e atraiam milhares de visitantes pode parecer difícil, mas não precisa ser tão complicado assim. Basta seguir 3 passos simples.
Confira também Como ter ideias de conteúdos: 3 perguntas para estimular a criatividade
1. Evite usar uma voz corporativa
Você gostaria de manter uma conversa com uma máquina automática, como aquelas gravações de cancelas de estacionamento de shopping ou de call center? Com certeza você não acharia muito agradável.
Da mesma maneira, os visitantes do seu site não querem ler um tão sem personalidade, que chega a dar sono. Adotar uma voz corporativa, semelhante a essas gravações, é uma das piores maneiras de fazer com que o seu público desista de ler até o fim.
Vejamos quais são as 3 maneiras de fazer isso e como evitá-las:
1.1 Usar frases muito longas com frequência
Imagine uma frase enorme, cheia de vírgulas, que mais parece um parágrafo. É bem provável que, ao chegar no final dela, você nem lembre mais qual era o assunto inicial. Quer uma maneira fácil de perder um leitor? Demore a chegar no ponto principal.
Na correria de hoje, o seu público quer uma informação acessível e objetiva, que ele possa ler e entender enquanto realiza outras atividades. Uma boa dica é usar cerca de 14 palavras por frase. Caso se depare com uma frase que tenha mais palavras, analise se não é possível dividí-la em duas. Também vale a pena variar o tamanho das frases.
1.2 Exagerar na voz passiva
O que soa mais natural: “Eu te amo” ou “Você é amado por mim”?
Para a maioria das pessoas, a segunda opção com certeza vai parecer muito estranha. A razão disso é que ela está na voz passiva.
No mundo corporativo, utiliza-se a voz passiva porque o uso de “eu” e “nós” implica em assumir a responsabilidade. Frases como “Um erro foi cometido” é uma das maneiras mais comuns de evitar a culpa.
Nos seus artigos, por outro lado, você deve seguir o caminho contrário. A voz passiva só fará com que o texto pareça frio, distante e impessoal.
Da próxima vez, experimente substituir “Seu e-mail será respondido em 24 horas” por “Responderemos seu e-mail em 24 horas”, por exemplo. Seus resultados com certeza serão melhores.
1.3 Abusar do vocabulário arcaico
Você até pode gostar de usar palavras rebuscadas, mas pare um minuto e pergunte-se: será que o seu público também gosta?
Produzir conteúdo não se trata de impressionar os visitantes do seu site com seus conhecimentos linguísticos. O seu objetivo é se comunicar, expressar ideias de maneira objetiva e clara.
Naturalmente, ter um bom vocabulário é importante, pois ajuda a tornar os seus artigos mais ricos e interessantes. Mas isso não significa que você deve optar por uma palavra difícil se uma palavra fácil resolve o problema.
2. Faça artigos que engajem
Tente se lembrar de algum artigo que você realmente gostou de ler. Provavelmente, você deve ter sentido como se o autor do texto estivesse falando diretamente com você. Quem sabe até pareceu que ela estava respondendo a todas as suas perguntas, como se soubesse exatamente o que você queria saber. E a leitura mais parecia uma conversa.
Se você faz vídeos e os transforma em artigos, pode cair no erro de transcrever o vídeo e achar que vai fazer o mesmo. Mas atenção: texto de conversação não é o mesmo que texto falado. Quando você fala, usa expressões como “ééé…” e “hummm…” e até mesmo começa frases que são interrompidas antes de chegar ao fim. Além disso, por mais que você ensaie, em algum momento vai falar a primeira palavra que vem à sua mente, mesmo que não seja a mais apropriada.
No texto de conversação, por outro lado, você deve usar técnicas que façam com que o texto não pareça tão mecânico. O problema é que, para muitas pessoas, os textos mais simples são os mais difíceis de serem escritos, já que exigem vários reajustes.
Então, como fazer um artigo que parece uma conversa?
Uma dica que pode ajudar é conhecer o seu leitor ideal. Quando não se sabe com quem estamos conversando, é mais difícil escolher as palavras, perguntas e respostas certas. Uma vez que você conseguir visualizar essa pessoa, faça perguntas para engajá-la na conversa.
Use a palavra “você” e imagine que está se direcionando a uma única pessoa. Assim, o visitante do seu site vai se sentir parte da conversa.
3. Atraia o público com palavras sensoriais e emocionais
Algumas palavras já foram tão usadas, que não causam mais impacto nenhum. Isso se aplica a artigos de sites e blogs, e-mails, landing pages etc. Sua tarefa, então, é encontrar maneiras diferentes e criativas de supreender e envolver os leitores.
Em outras palavras: encante-os com sua escrita. Faça com que visualizem cenários, imaginem experiências e sintam suas palavras.
Se você quer que os seus visitantes vivenciem suas ideias, aposte nas palavras sensoriais, que são capazes de tornar um conteúdo poderoso e inesquecível. Vários estudos mostram que a leitura de palavras relacionadas a texturas (como suave ou enrugado, por exemplo) fazem com o que cérebro ative as áreas ligadas ao toque, provocando um processamento mais eficiente do que outras palavras.
Com as palavras emocionais, o efeito é semelhante. Isso acontece porque você faz o público sentir algo e, consequentemente, ele irá se lembrar do que você falou.
Confira 5 dicas que vão te ajudar a escolher as melhores palavras:
- Troque palavras suaves ou sem graça por palavras sensoriais
- Não use mais de um adjetivo para caracterizar algo
- Apague o máximo de advérbios possível
- Utilize metáforas criativas
- Escolha a palavra com a conotação correta
Por fim, um lembrete extremamente importante: encontre um equilíbrio. Colocar uma palavra sensorial ou emocional em cada frase vão acabar deixando o seu artigo muito dramático. Analise quais pontos merecem mais destaque e foque neles.
Recapitulando
Atrair milhares de visitantes para o seu blog ou site será mais fácil se você fizer um conteúdo que, além de útil, proporciona uma leitura interessante e até mesmo divertida.
As 3 principais dicas para criar conteúdos atraentes são:
1. Evitar usar voz corporativa
2. Fazer um conteúdo que engaje
3. Atrair o público com palavras sensoriais e emocionais
Nas próximas vezes em que você ler um conteúdo realmente bom, preste atenção às palavras utilizadas e em como elas fazem você se sentir e siga esse modelo nos seus artigos. O seu público com certeza irá voltar sempre ao seu site ou blog para ver o que você tem a dizer.
Muito bom Natanael!!
Tenho um grande problema de usar a passividade na maioria dos meus artigos e isso juntando aos termos corporativos vem me prejudicando muito no engajamento.
Vou seguir seus conselhos!! Parabéns pelas ótimas dicas e continue o grande trabalho que vem realizando.
Um grande abraço.
Estava fazendo meus textos de forma errada, ou melhor, com coisas a mais.
Vou enxugar mais o conteúdo e ser mais objetivo.
Belas diacas!!
Muito bom o artigo, parabéns!!!