Como Criar e Gerir Uma Planilha de Prospecção de Clientes?

Como Criar e Gerir Uma Planilha de Prospecção de Clientes?

Se você tem a sua própria empresa ou trabalha no setor comercial, precisa contar com o suporte de uma planilha de prospecção de clientes para otimizar seu tempo no dia a dia.

Minha dica é: sempre que puder, utilize softwares e ferramentas a seu favor. Isso torna o trabalho muito mais ágil e eficaz. Se você quer ter bons resultados, mova-se em busca deles!

O que deve ter em uma planilha de prospecção de clientes?

Montar uma planilha de prospecção de clientes não é tão difícil quanto parece. Basta ter atenção aos detalhes para identificar o que é realmente importante para sua empresa.

O primeiro passo deve ser entender o seu cenário. Que tipo de clientes atende? Os campos de uma planilha para negócios B2B é diferente das de B2C, por exemplo.

Escolha o seu programa preferido para começar a montar o seu negócio, pode ser plataformas offline ou digitais. Mas, se puder, salve seus arquivos na nuvem para não correr o risco de perdê-los.

O segundo passo é separar sua planilha de prospecção de clientes em blocos: perfil, prospecção e acompanhamento.

Perfil

Neste bloco deve conter:

  • nome da empresa / cliente;
  • ponto focal — quem vai ser o seu contato principal
  • canais digitais — site, redes sociais e outros portais da empresa;
  • telefone;
  • e-mail;
  • perfil do contato — aqui você pode inserir dados mais pessoais do seu cliente, como os hobbies, personalidade, palavras que sempre repete, entre outros detalhes. Quanto mais souber sobre ele, mais terá facilidade em criar conexão e, como consequência, estará mais próximo de fechar negócio.
  • observações gerais.

Prospecção

Alguns pontos são importantes:

  • como conseguiu o contato — se foi por meio de campanhas digitais, indicação, marketing tradicional, etc;
  • quais as necessidades do cliente — o que ele precisa, quais questões devem ser solucionadas;
  • produtos/serviços a serem oferecidos — quais produtos você vai oferecer para sanar as dores do tópico anterior.

Acompanhamento

Neste bloco, você deve criar um cronograma de andamento. Ele deve conter as datas de reuniões ou de decisões importantes, bem como o status da prospecção.

Como fazer este acompanhamento?

Agora que tem a sua planilha de prospecção de clientes definida e estruturada, você precisa saber gerir. Afinal, de nada vai adiantar ter um bom material, sem a disciplina de preenchê-lo.

Crie uma rotina para não esquecer de preencher corretamente e com a periodicidade certa. Somente assim terá um material organizado e entenderá como atender bem cada cliente.

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