Como Criar Persona para a sua Estratégia de Marketing Digital

Como Criar Persona para a sua Estratégia de Marketing Digital

Criar persona é um passo importante para a estratégia de Marketing Digital da sua empresa. Você já deve saber qual é o público-alvo dela e que é fundamental conhecer os seus clientes para melhor desenvolver os seus produtos e serviços e, então, conseguir elaborar um Marketing de Conteúdo efetivo.

Para direcionar melhor ainda a linguagem e os assuntos que serão abordados, tanto nas redes sociais quanto em blogs, criar persona é essencial, pois, no perfil dela, ficam resumidas as principais características dos seus clientes. Abaixo vou te explicar melhor o que é e como criar persona. Confira!

O que é persona?

Persona é uma espécie de modelo de cliente, um perfil fictício no qual as características e informações principais dos seus clientes vão estar resumidas. Para traçar esse perfil, é necessário coletar dados analíticos dos seus compradores. Com eles, é possível criar, por exemplo, uma história para a sua persona, com motivações e preocupações.

Importância de criar persona

A sua empresa quer atingir um público, mas basear, por exemplo, toda a sua estratégia de Marketing Digital e de Conteúdo em vários compradores diferentes é muito difícil. Por isso, resumir o seu público em uma ou em algumas personas ajuda a entender melhor quem são os seus clientes, as preferências deles, com o que trabalham, entre outras coisas, e, assim, otimizar o seu marketing. Afinal, com essas informações, você consegue melhorar os seus produtos e serviços, oferecer um conteúdo melhor e direcionar as suas campanhas para quem realmente interessa.

Como criar persona

Você deve estar se perguntando: como eu consigo coletar os dados dos meus clientes? Pode até soar óbvio o que eu vou dizer, mas a melhor forma é conversando com eles. Claro que o Google Analytics pode te dar algumas informações, como a forma que seu público pesquisa e chega no seu site. No entanto, só esses dados não bastam.

Por isso, para você descobrir quais são as reais necessidades do seu público, converse com ele. Só assim você vai conseguir perceber características em comum entre os seus consumidores. Se você já tem uma lista de clientes, comece por ela. Não se esqueça de falar tanto com os seus consumidores satisfeitos quanto com os insatisfeitos.

Espero que você tenha gostado da dica de hoje sobre como criar persona.  Para receber conteúdos como este em seu e-mail, assine a newsletter do Ignição Digital, ao final desta página. Até a próxima!

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