Quando se fala de SEO e otimização, uma das principais coisas que você precisa saber é que o título é um dos fatores que mais influencia o ranqueamento de uma página e de um conteúdo específico. Mas afinal, como criar títulos otimizados e eficientes?
Pensando nisso, preparei 5 dicas infalíveis para você implementar nos títulos do seu site ou blog. Com elas, você não só vai atrair mais visitantes, como também vai conseguir ter um desempenho melhor nos mecanismos de busca. Confira:
1. Palavras chave no início do título
Imagine que você queira criar um texto com base na palavra chave “como criar um blog de sucesso”. O título mais adequado é “Como criar um blog de sucesso: confira 5 dicas”.
A palavra chave deve sempre ficar no começo, pois o Google “entende” que as palavras no começo do título têm uma relevância maior. Portanto, sempre vale tentar uma alteração no título para que a palavra-chave ganhe destaque no início.
2. Limite a 65 caracteres (incluindo espaços)
Muitas pessoas não se atentam a esse detalhe, mas você pode criar um título para aparecer nos resultados do Google e outro para ficar no seu blog. Aproveite esse benefício para trabalhar sua linguagem de duas formas diferentes. Mas lembre-se: mantenha sempre o foco total no uso da palavra-chave!
Você pode colocar o título no topo do artigo, e então, no plugin de SEO, você pode criar outra possibilidade com até 55 caracteres. Esse título adicionado ao plugin será exibido no resultado das buscas.
Uma dica extra: a meta-descrição deve fazer referência ao artigo e conter a palavra-chave!
3. Incorpore frases com a palavra-chave
Suponha que você queira utilizar a palavra-chave “tudo sobre SEO”. Você pode brincar com ela no título, por exemplo: “Tudo sobre SEO: dicas matadoras para você utilizar em seu negócio”.
O título deve ficar criativo e mostrar o que você pretende com o seu texto. Cuidado para não fugir do tema mencionado pelo título!
4. Trabalhe com variações de palavras
As palavras-chave que podem levar quem está buscando algo ao seu conteúdo são diversas. Se você trabalha com venda de artigos para bebês, por exemplo, é possível que além de “roupas para bebês”, algumas pessoas busquem “enxoval para bebês” ou “roupas para recém-nascidos”.
Para conseguir abranger essas palavras-chave, o ideal é que você crie conteúdos relacionados a todas elas. Utilize varias ideias de assuntos, cada um específico para cada palavra. Dessa maneira, você saberá como criar títulos otimizados e precisos para cada assunto.
Você pode gerar títulos como: “Roupas para recém nascidos: o que levar para a maternidade?” ; “Roupas para bebês devem ter botões?” e “Enxoval para bebês deve ser montado desde o primeiro mês de gestação: mito ou verdade?”
Pesquise sinônimos frequentemente e trabalhe sempre com uma grande variedade de palavras-chave para garantir mais resultados!
5. Use um divisor
Isso vai depender, primeiramente, da pauta escolhida para trabalhar. Às vezes a palavra-chave por si só já ajuda a criar um título com coesão. Porém, caso ela seja mais complicada de lidar, você pode usar um divisor.
Uma boa alternativa é utilizar dois pontos (:), mas buscadores já entendem com boa noção a questão da semântica, portanto, uma preposição já faz o trabalho necessário para a compreensão geral por parte do sistema de busca.
Além de seguir essas dicas, é importante também que você tenha um plugin que ajude no trabalho de configuração dos elementos de SEO, como criar títulos otimizados. Se você usa WordPress, é só usar o WordPress Yoast.
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Parabéns conteúdo muito bom e fácil entendimento
Parabéns, conteúdo muito bom.
Muito obrigada pela dica e por compartilhar, beijos. Deus te ama. ;-)
Parabéns excelente explicação , obrigado
Já virei fã deste site, o conteúdo é extremamente útil. Sucesso Sempre!