Saber como criar e-books atrativos é fundamental para otimizar suas estratégias de marketing digital e gerar leads, ou seja, obter contato com seus potenciais clientes para aumentar as oportunidades de negócio.
Diferentemente de outros conteúdos gratuitos, para ter acesso ao e-book, as pessoas precisam informar seus dados. E ninguém fará isso se o material não valer a pena efetivamente.
Principais dicas para criar um e-book rico e atrativo
Transforme necessidades de seus clientes em assuntos
O tema do e-book e seus tópicos não devem ser escolhidos aleatoriamente. Além de estarem relacionados ao seu negócio, esses assuntos precisam, principalmente, resolver problemas de sua persona.
Para descobrir isso, sugiro que levante quais assuntos resultam em mais acessos ou engajamento no seu blog. Você pode contar com o Google Analytics para obter esses dados. Saber o que as pessoas que visitam sua página procuram ajudará a pensar em temas mais atrativos para elas e com dicas/soluções que gerem valor efetivamente.
Elabore a estrutura do e-book
Como eu disse no tópico anterior, as informações levantadas sobre seus leitores podem ajudá-lo a pensar nos assuntos que tratará no e-book. Dessa forma, é possível definir de antemão os capítulos e facilitar a escrita e o alinhamento entre os tópicos.
Crie um título atrativo
O título é o primeiro contato do leitor com o e-book, por isso, deve ser bem atrativo. Se ele corresponder às necessidades e expectativas do seu público, certamente ninguém pensará duas vezes para preencher landing page e baixar o material.
Faça a revisão do conteúdo
Quando finalizar o texto, recomendo pedir para alguém revisá-lo. De preferência, essa pessoa deve ser bem analítica, concentrada e ter conhecimentos em gramática, para pegar possíveis erros de digitação, ortografia e sintaxe.
Esse passo é fundamental já que atropelos no português e até frases mal escritas podem confundir o leitor e, pior, você perder credibilidade perante ele.
Faça a diagramação
O e-book possui conteúdo maior e para sua leitura ficar mais atrativa e de fácil entendimento, a diagramação dá ajuda e tanto. Você também pode criar uma identidade visual de sua empresa exclusiva para esse tipo de material, o que reforça sua linguagem com o público. Padronizar elementos visuais faz com que seus prospectos lembre-se de você sempre que receberem seus materiais.
Elabore a Landing Page – página de conversão
Landing Page é literalmente a página de conversão, na qual ficam as principais informações sobre o e-book, formulário solicitando os dados do usuário e botão de download do material. Apesar de conter obrigatoriamente uma chamada atrativa, esse campo deve ser bem objetivo e intuitivo, para evitar que as pessoas percam muito tempo com preenchimento ou outras tarefas.
Bem, o próximo passo é divulgar seu e-book. Você pode fazer isso por e-mail, no canto lateral de seu blog, nos seus artigos ou posts para mídias sociais, entre outras.
Gostou das dicas? Espero tê-lo ajudado a criar um e-book. Se tiver alguma dúvida ou quiser dividir suas experiências comigo, utilize os comentários. Ah, e não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber mais sacadas como esta!
Tô criando meu primeiro e-book e tô vendo que tenho muito a melhorar ainda, só dicas primorosas aí. Na Landing Page que peco um bocado ainda, mas vou aprender tudo que precisar.
Muito obrigado pelo conteúdo!
Bom Dia Érico Rocha,Acompanho seu Blog e gosto muito de seus Conteudos,este conteudo vai me ajudar muito a poder desenvolver um melhor,Trabalho como Afiliado,e Futuramente como Produtor Parabéns pelo seu trabalho.