Os setores de uma empresa são as “engrenagens” de todo o processo produtivo. Como em todo o sistema, se as engrenagens não estiverem corretas, encaixadas e funcionando perfeitamente juntas, é impossível que haja um resultado final satisfatório.
Por isso que, diante de uma situação como a organização de sua empresa, você precisa se atentar tanto à definição de divisão de processos quanto à sinergia e integração dos mesmos. Falarei sobre isso no artigo de hoje. Confira!
Como definir os setores de uma empresa?
O primeiro passo para uma definição correta dos setores de uma empresa é entender o processo produtivo como um todo.
Partindo do planejamento inicial de seu negócio, trace uma linha de produção. Ela deve contemplar todas as etapas necessárias para se atingir o resultado desejado ao final. Diante dela, separe as etapas por setores. Veja um exemplo:
Você tem uma empresa de criação de banners. A primeira etapa é o atendimento ao cliente, para que seja feito um briefing, certo? Então você precisa que toda a criação seja feita. Para isso é importante ter designers, arte-finalistas e até mesmo uma área de pós-produção gráfica.
Só aí, neste pequeno estudo, podemos perceber claramente quatro atribuições, mas somente três setores, pois os designers e arte-finalistas podem entrar todos na área de criação.
É assim que deve ser feito o processo de definição de setores, pensando em unir atribuições similares e fazer com que trabalhem em sinergia.
Como integrar os setores?
Para que a produção não tenha “gaps” (gargalos) é crucial que os setores de uma empresa estejam totalmente integrados. Isso é, trabalhando todos pelo resultado final, com foco, e tendo total conhecimento das etapas do processo produtivo vigente. Veja dicas de como manter isso em funcionamento:
Comunicação é a chave
De tempos para cá, as empresas compreenderam, de fato, que a comunicação entre os colaboradores e as áreas é essencial para a efetividade da produção. Um grande exemplo disso é a o aumento da busca por plataformas lineares de trabalho, sem baias ou paredes.
É fato, uma boa comunicação entre os setores pode fazer toda a diferença. Uma ideia interessante aqui é padronizar a comunicação entre certos grupos de setores, mas sem excluir etapas.
Estimule, por exemplo, que o redator da agência trabalhe com o designer, de maneira que um entenda as possíveis limitações do trabalho do outro. Na hora de passar o projeto para a próxima etapa, ambos deverão participar da explicação inicial.
Apresente cases de sucesso e projeções de futuro para todos os setores
Um case de sucesso que foi feito somente pelo time de design não deve ser somente apresentado para os colaboradores envolvidos. Se todas as áreas tiverem conhecimento sobre o que foi feito para chegar àquele ponto, tentarão entender como podem melhorar seu trabalho, conversarão mais e trabalharão unidos para atingir tal objetivo.
O mesmo vale para as projeções da empresa. Caso o foco no futuro seja investir mais em novos clientes, vale chamar todos os setores para discutir possíveis mudanças de processo. Assim nenhum estará isolado na hora em que certos aspectos mudarem. Lembre-se: o sucesso da empresa é algo de que todos fazem parte!
Gostou das dicas? Você encontra mais artigos como esse aqui no Ignição Digital!