O diagrama de Ishikawa, também conhecido como Espinha de Peixe, é um ótimo aliado para organizar sua empresa de forma extremamente visual e simplificada, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
O que é o diagrama de Ishikawa?
O diagrama de Ishikawa foi criado pelo japonês Kaoru Ishikawa com a finalidade de representar graficamente os problemas da organização, dando a possibilidade do gestor categorizar hierarquicamente cada um, atribuindo suas causas e elencando oportunidades para melhorias.
Ou seja, trata-se de uma ferramenta capaz de auxiliar no controle de qualidade da empresa, já que torna mais fácil a visualização as causas, efeitos e soluções de todos os contratempos.
Geralmente, o diagrama de Ishikawa é dividido em seis categorias, sendo elas:
• mão-de-obra: quando um colaborador causa determinado tipo de problema, seja com procedimentos incorretos ou modo de agir;
• meio ambiente: quando o problema pode ser delimitado, seja no espaço interno ou externo da empresa;
• material: quando os materiais utilizados não estão de acordo com as necessidades para a produção de alguma tarefa;
• método: quando a metodologia utilizada gerou efeito negativo no trabalho;
• máquina: quando um equipamento está com defeito, em falta ou é inadequado para o trabalho;
• medida: quando o efeito é causado por uma medida errada durante o processo.
Entendi! Mas, como definir prioridades com ele?
Como citamos anteriormente, você consegue categorizar cada problema no diagrama de Ishikawa. Ou melhor, ao desenhar o diagrama, adicione cada item com um grau de prioridade, posicionando as mais urgentes acima.
Dessa forma, a visualização será mais objetiva e ao bater o olho, conseguirá identificar todas as causas, efeitos e soluções descritas no diagrama, chegando na raiz do problema.
Quais são as vantagens do diagrama de Ishikawa?
Quer ainda mais vantagens em utilizar o diagrama de Ishikawa? Veja alguns exemplos:
• compreensão das variáveis que podem gerar problemas para a organização;
• poder de incentivar os colaboradores a envolverem-se com os resultados;
• auxílio no controle de qualidade dos produtos ou serviços prestados pela empresa;
• organização de todas as ideias geradas em brainstorming, evitando que as informações se percam no caminho.
Gostou deste artigo sobre diagrama de Ishikawa? Então aplique-o em sua empresa e veja uma relevante melhora na gestão e controle de problemas.
Continue acompanhando o Ignição Digital e veja mais matérias sobre negócios, gestão e produtividade .